Comunidade de Reriutaba vive noite histórica com a Dedicação do Altar e da Igreja Matriz

0
igreja reriutaba (14)

Em uma celebração repleta de simbolismos e significados, a comunidade paroquial de Reriutaba participou, na noite desta terça-feira (05), da Solenidade de Dedicação do Altar e da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
A Santa Missa, presidida por Dom Vasconcelos, marcou a abertura da Festa em honra à padroeira, que neste ano tem como tema: “Peregrinos com Maria, a Mãe da Esperança”. A celebração contou com a presença de diversos sacerdotes, diáconos, religiosos(as) e fiéis vindos de várias comunidades vizinhas.
Durante o rito solene, foram realizados os momentos tradicionais: deposição das relíquias sob o altar, bênção do povo e da igreja, unção do altar e das paredes, incensação e iluminação.
Ao final, as reservas eucarísticas foram trasladadas para a nova Capela do Santíssimo. O pároco, Padre Bosco Linhares, agradeceu a todos os envolvidos na restauração e preparação da igreja para este momento histórico, ressaltando a beleza e magnitude do resultado obtido. Ele estendeu sua gratidão a todos os grupos, pastorais, movimentos, comunidades e ao povo de Reriutaba, que apoiou e assumiu, de mãos dadas, a concretização desta obra.
Processo da Reforma
A reforma ocorreu entre 2022 e 2025. Em junho de 2022, foi apresentada ao Conselho Administrativo Paroquial a primeira proposta de mudança no presbitério e nos vitrais. No mês seguinte, foi contratada a empresa De Falcom para a produção dos vitrais, com apresentação e escolha dos ícones que fariam parte do novo conjunto. Em agosto, o projeto foi apresentado durante a Festa da Padroeira, e, entre setembro de 2022 e junho de 2023, ocorreu a produção das peças.
Em maio de 2023, foi lançada a proposta de instalação de grades no entorno da igreja. No mês seguinte, iniciaram-se os reparos no reboco interno e a colocação das grades. Em julho, foram instalados os novos vitrais. Em outubro, começaram os trabalhos de recuperação do telhado e, em novembro, foi implantado o projeto “Barraca das Famílias”, para colaborar com os custos da obra.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, ocorreu a reforma do presbitério principal, incluindo o piso e o preparo para o novo retábulo. Em março, iniciaram-se os trabalhos do retábulo, concluídos em abril. Em maio, construiu-se a barraca das famílias e, em julho, foram finalizados os detalhes do forro e realizada a nova pintura geral da igreja.
Em agosto de 2024, foi concluída a reforma da parte central da igreja. Em outubro, apresentou-se o projeto de reforma da Capela do Santíssimo, com novo presbitério e retábulo. Entre dezembro de 2024 e abril de 2025, foram confeccionadas e instaladas as peças do novo retábulo e presbitério da Capela do Santíssimo. Em maio, o retábulo recebeu pintura e, nos meses de junho e julho, finalizou-se a reforma da capela, com readequação das portas laterais, novo piso e pintura.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *