Festa da Padroeira de Jordão é encerrada com júbilo e grandes atrações religiosas

0
WhatsApp Image 2025-08-27 at 20.28.14 (3)

Toda a região voltou-se para o Distrito de Jordão, que celebrou com fé e entusiasmo o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Saúde 2025. Desde o dia 14 de agosto, a praça da Igreja Matriz tornou-se palco do maior evento religioso e cultural de toda a serra, reunindo fiéis, visitantes e autoridades. A abertura foi marcada por um café partilhado ao amanhecer, que reuniu inúmeros devotos. A noite foi iniciada com a apresentação da Banda de Música Maestro Francisco Araújo, da Cidade de Marco, trazendo emoção e nostalgia ao público. Na programação da noite estava presente um relato histórico sobre o Venerável Pe. Ibiapina e os Servos de Deus Dom Expedito Lopes, Mons. Waldir e Mons. Arnóbio.
Durante o novenário, a comunidade recebeu a visita de diversos sacerdotes: Pe. Erivaldo, Pe. Magalhães, Pe. Júlio, Pe. Júnior, Pe. Eduardo, Diácono Cândido, Dom Fernando Saburido (arcebispo emérito de Recife e Olinda) e Dom Vasconcelos (bispo diocesano de Sobral). Um dos momentos marcantes foi a apresentação da Banda de Música Pe. Valdery, da cidade de Cruz, que quinta-feira, dia 21, homenageou Dom Fernando pelo jubileu episcopal de 25 anos. A cada noite, os celebrantes convidados exortaram os fiéis a viverem a fé com esperança, seguindo os passos do Senhor, inspirados no exemplo da Virgem Mãe da Saúde.
No sábado, dia 23, a festa ganhou brilho especial com a presença da Banda de Música Maestro Raimundo Pinto e de autoridades do município de Mucambo, como o atual prefeito Elenilson, o ex-prefeito Chagas e demais lideranças locais. Na mesma noite, foi realizado o tradicional leilão festivo, reunindo prendas da agricultura familiar, animais bovinos, caprinos, suínos, ovinos, eletrodomésticos, utensílios do lar, etc, em um momento de forte confraternização.
O encerramento, no dia 24, foi marcado por uma celebração solene presidida por Dom Vasconcelos onde todas as capelas e pastorais participaram ativamente da liturgia dominical. Estiveram presentes o prefeito de Sobral Dr. Oscar Rodrigues, a vice-prefeita Dra. Imaculada, Secretários Dr. João Alberto e Mario Junior, Chefe de Gabinete Sérgio, Vereadores Johnson (de Jordão) e Mario Victor (de Sobral) e de lideranças religiosas e comunitárias. Após a missa, diversas autoridades expressaram sua alegria com o êxito da festa e a presença maciça dos fiéis. O prefeito de Sobral Dr. Oscar juntamente com a vice Dra. Imaculada e Vereador Johnson utilizaram da palavra para expressar a alegria de participarem do evento religioso e da importância do mesmo para a cultura e economia local. O administrador paroquial, Pe. Assis, agradeceu o apoio da gestão municipal, vereadores, empresas e benfeitores, reforçando a importância da união para o sucesso do evento.
Na sequência, a comunidade recebeu pela primeira vez os cantores religiosos Gabriela de Sá e William Sanfona, que emocionaram o público com músicas e orações, encerrando a festa em clima de profunda espiritualidade e alegria. As apresentações musicais foram iniciadas com a participação do missionário Alexandre Melo.
Em nome da paróquia, foram feitos agradecimentos a todos que contribuíram com doações, serviços e dedicação: equipes de acolhida, cozinha, estrutura, barracas, segurança, Pascom, som, palco, leilão e voluntários em geral. Ao final, ecoou a mensagem de gratidão e esperança:
“Que o bom Deus faça florescer os frutos desta festa em nosso cotidiano. Foi uma festa única e abençoada. Que em 2026 possamos viver novamente momentos de fé, devoção e comunhão. Tudo por Jesus, nada sem Maria!”.
Jordão, Sobral – CE; 27 de agosto de 2025
Pe. Francisco de Assis Neto – Administrador Paroquial

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *