Padre Georg Ulrich Endres é incardinado na Diocese de Sobral

0
Padre Urli incardinado na diocese de Sobral (1)

A Diocese de Sobral incardinou o padre Georg Ulrich Endres. A incardinação, por decreto assinado pelo bispo diocesano Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, no dia 02 de fevereiro de 2026, na festa da apresentação do Senhor, em capela do Menino Deus. Isso significa que o sacerdote passa a integrar permanentemente o clero diocesano, onde já realiza atividades pastorais.
Padre Georg Ulrich Endres, nasceu na data de 4 de agosto 1971, como quarto filho dos professores Georg Endres e Irmengard Endres no vilarejo Wiesentheid, no estado da Bavária, Alemanha.
A fé sólida católica da família se aprofundou mais, com o ingresso da mãe e das irmãs num movimento de escuteiras católicas; em seguida também, o caçula se juntou a esse movimento onde teve experiências profundas com Deus na liturgia e na vivência da missão e exemplos de Padres fervorosos e muito dedicados.
Além disso, na família sempre a música clássica teve um lugar central e desde pequeno Ulrich, foi ensinado no canto em corais e teve aulas de violoncelo.
Estudou na escola do próprio pai onde terminou em 1990, com o ‘Abitur’ – a qualificação alemã para ingressar na Faculdade.
Nesse tempo o desejo de se tornar Padre, já era vivo nele e iniciou-se uma longa busca pelo lugar certo de formação e vida religiosa.
Estudos de teologia católica e filosofia em Würzburg (Bavária), Weilheim-Bierbronnen (Baden-Würtemberg) e Münster (Westfalen) levaram ele a regiões diferentes da Alemanha e foram interrompidos por um ano de experiência de vida monástica num mosteiro Agostiniano (Devotio Moderna).
Durante os últimos anos de estudo, Ulrich, já viveu e evangelizou numa ‘nova comunidade carismática’ (Christusgemeinschaft) na diocese de Osnabrück, no Norte da Alemanha, onde em 1998, tendo terminado os estudos, finalmente ingressou no seminário diocesano. Foi ordenado diácono na data de 31 de março de 2001, serviu durante um ano, na Paróquia Sant’Ana, Twistringen, como diácono.
Seguiu a ordenação presbiteral, dia 9 de maio de 2002, por Dom Franz Josef Bode, bispo de Osnabrück.
Padre Ulrich, atuou durante 8 anos, como vigário nas cidades de Osnabrück e Haselünne e foi nomeado pároco da paróquia São Cristóvão, Stolzenau em 2010.
Durante este tempo trabalhava na missão paroquial e também nas missões da comunidade carismática, a qual ele deixou em 2011.
Em 2011, conheceu o movimento ‘Gebetshaus Augsburg’, uma iniciativa ecumênica de oração e louvor perpétua, que se tornou fonte de inspiração e formação para o Padre.
Em 2015, decidiu de pedir por demissão da paróquia para se dedicar a um ano sabático neste movimento. Durante o ano, se afirmou à convicção, que ele deve buscar por um outro lugar para a sua missão, principalmente, por causa de diferencias teológicas cada vez mais fortes com a própria diocese e a igreja na Alemanha.
Nessa busca conheceu a ‘Fazenda da Esperança’, obra brasileira para dependentes químicos no seu ramo alemão e decidiu de se dedicar a um tempo de serviço nesta obra. Os responsáveis da Fazenda da Esperança fizeram a proposta de um tempo de experiência no Brasil a qual Padre Ulrich, aceitou.
A experiência na Fazenda na cidade de Guaratinguetá, São Paulo começou na data de 9 de março de 2017.
Depois deste ano, Padre Ulrich, pediu por mais um tempo na Fazenda e foi transferido para a Fazenda São Bento, distrito de Patriarca, em Sobral, onde serviu até 2020. Neste período conheceu melhor o bispo diocesano, o clero e a diocese de Sobral.
A convite de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de Sobral, para fazer uma experiência como sacerdote diocesano, padre Ulrich, respondeu aceitando com alegria e entusiasmo.
Ainda freado pela Pandemia em 2020, Padre Georg Ulrich Endres, começou o seu serviço na diocese de Sobral, como vigário paroquial da paróquia da Imaculada Conceição, Catedral/Sé, em janeiro de 2021.
Em junho de 2023, foi transferido para a paróquia da Imaculada Conceição de Bela Cruz, onde permaneceu como vigário paroquial durante 8 meses até março de 2024.
De março de 2024 até julho de 2025, atuou como vigário e depois como administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Sobral.
Finalmente, foi nomeado administrador paroquial da paróquia São Francisco, Caiçara/Preá, na data de 29 de julho de 2025, onde Padre Ulrich, vive e serve até os dias atuais; foi incardinado como membro ordinário do clero de Sobral, na festa da apresentação do Senhor, com decreto de 2 de fevereiro de 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *