Comunidade paroquial de Panacuí celebra posse do novo pároco
Foi empossado na última quarta-feira (11/02) como 3º pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Nossa Senhora, em Panacuí, distrito do município de Marco, o padre Samoel Melo.
Na mesma data, dia de Nossa Senhora de Lourdes, o presbítero celebrou sete anos de Ordenação Sacerdotal, tornando o momento ainda mais significativo para sua vida ministerial.
A Santa Missa com o Rito de Posse Canônica foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos, e reuniu fiéis, familiares, amigos e membros do clero diocesano, que se fizeram presentes para rezar pela nova missão do novo pároco.
Durante o rito, foi realizada a leitura da provisão canônica e os gestos simbólicos que expressam a missão confiada ao pároco, como a renovação das promessas sacerdotais, a profissão de fé e o juramento de fidelidade. Também foram entregues os símbolos que representam o cuidado pastoral: o livro dos evangelhos, a chave da igreja, os instrumentos para o Batismo, confessionário e a chave do sacrário.
Em homilia, Dom Vasconcelos destacou a coincidência da data da posse com o aniversário de ordenação sacerdotal do padre Samoel e ressaltou o significado espiritual do momento.
“O padre Samoel teve a alegria de ser ordenado nesta mesma data e, certamente, tem experimentado a presença mariana em sua vida e ministério. Hoje, ele recebe como presente esta paróquia, que tem crescido não apenas em número de fiéis, mas sobretudo na fé e na esperança de um povo temente a Deus. Também eu tenho a alegria de entregar a vocês um presente: este padre, que vem para caminhar e trabalhar junto com esta comunidade”, afirmou o bispo.
O vigário episcopal da Região Vale do Acaraú, padre João Vasconcelos, também dirigiu palavras de acolhida ao novo pároco, destacando o espírito de comunhão presbiteral na região. “Somos um conjunto de padres que servem nesta região. Temos um grande rebanho e muitos desafios, mas precisamos sempre olhar para o conjunto da Igreja e caminhar em unidade. É uma alegria acolhê-lo entre nós. Conte com seus irmãos”, afirmou.
Ao final da celebração, o novo pároco agradeceu a acolhida da comunidade e manifestou confiança na missão que lhe foi confiada. “A missão não é fácil, mas, com a graça de Deus, vamos caminhando, certos de que a missão não é nossa, mas d’Ele. Não sou eu, mas é Cristo que deseja fazer-se presente como vinho novo nesta comunidade. Que eu possa encontrar Cristo em cada irmão e irmã, e que, como ministro ordenado, eu me torne um outro Cristo para vocês”, disse padre Samoel.
Em clima de fé e gratidão, a comunidade acolheu padre Samoel com alegria, confiando à sua condução pastoral os trabalhos de evangelização e fortalecendo a unidade e a caminhada da paróquia.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana








