Câmara Municipal de Sobral realiza homenagem aos 40 anos da Coroação de Nossa Senhora no Arco

0

Wedson Araújo, comunidade Shalom e vereador Robério Cavalcante

A Câmara Municipal de Sobral realizou uma Sessão Solene em homenagem as Bodas de Esmeralda da Coroação da imagem de Nossa Senhora no Arco de Nossa Senhora de Fátima nesta terça-feira, 21 de maio.

O evento celebra neste ano quarenta anos de realização na Boullevard do Arco, espaço sobralense tradicional e sagrado para os cristãos católicos. Situado na Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos monumentos que mais caracterizam a cidade. Foi construíudo por iniciativa de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral, em 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. O arco foi projetado por Falb Rangel e executado por Francisco Frutuoso do Vale. A sessão solene foi presidida pelo vereador Robério Cavalcante. Foram homenageados: Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral; Monsenhor Agnaldo Temóteo, bispo eleito para a Diocese de Garanhuns/PE; Pe. Berg, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; Pe. Edinardo Gomes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima; Ana Marluce, Comunidade São Francisco; Francisca Alves, comunidade Coração de Maria; Francisco Fernando, comunidade Vida Nova; Luís Mourão, grupo diocesano do Terço dos Homens; Vaneza dos Santos, comunidade Vinho Novo; Paulo César, RCC; Raimundo Araújo Lopes, comunidade Maranatá; Régia Maria, comunidade Nova Jerusalém; Simone Linhares, grupo Mães que oram pelos filhos; Tasia Montenegro, comunidade Rainha da Paz e Wedson Araújo, comunidade Shalom.
O bispo eleito da Diocese de Garanhuns/PE, Monsenhor Agnaldo, proferiu algumas palavras em agradecimento. “A coroação no arco é um ícone desta terra que representa a fé do povo sobralense e sobretudo a sobralidade deles. O arco é um lugar santo, antes do monumento já existia um cruzeiro. É um lugar muito caro para nós e este momento se faz de forma bela através deste momento. Agradeço a homenagem que para mim é muito significativa, principalmente neste momento que estou deixando Sobral para iniciar uma nova caminhada”, disse.
Para Padre Berg, é importante dar continuidade a esse trabalho para as gerações futuras, e que continue sendo preservado esse selo de sinal cristão, pois todos são filhos de Maria.
Em Sobral, os cristãos católicos possivelmente lembram de sua infância quando iam com os pais ou avós participar deste momento sublime: a Coroação da Imagem de Nossa Senhora. Este é o caso de Genildo Azevedo, coordenador das novas comunidades e consagrado da comunidade Coração de Maria. “Lembro bem de quando iniciei minha caminhada, ainda jovem, quando eu participava deste evento. E lembro que sentia algo muito forte, era um momento emocionante”, disse Genildo, um dos homenageados.
Cada homenageado tem uma história diferente inserida nesses 40 anos de realização deste evento tradicional sobralense. Com a consagração a Nossa Senhora, foi finalizada a sessão.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *