EDUCAÇÃO E CIDADANIA •
Aprendendo Pela Dor
Estive pensando por que Deus nos coloca o sofrer na nossa vida, já que ele nos ama. Sofremos com a doença de um ente querido, com a morte de irmãos, pai, mãe, parentes, com a separação de outro, com a nossa dor corporal, seja ela qual for. Minha reflexão me trouxe a compreensão de que o sofrer faz parte de um aprendizado de tolerância até tudo passar, porque tudo passa.
Deus nos deu a condição de aprender com a dor e aprender com o amor. Precisamos compreender isso. Quando aprendemos com a dor estamos em plena evolução humana. Acho que aprendemos mais com a dor do que com o amor.
“Toda dor é um convite para amadurecermos. A dor é proposta de transformação, de despertar, de iniciar uma jornada com outra visão de realidade, um balanço de nossos valores, uma mudança de rota. Quando enxergamos a dor como um castigo ou uma injustiça não aprendemos com ela e temos o sofrimento”.
(projetoacolherperdaseluto.com.br).
“As dores são parte da escola de Deus para os seus filhos. São instrumentos do Seu amor por nós, muito embora não consigamos entender. É preciso que se diga que as dores não são o fim de nossa vida. Elas têm muito a nos ensinar”. (ibmjcatarina.com.br).
Quando temos uma dor emocional, espiritual, devemos compreender que essa dor está acontecendo para o nosso crescer. Por isso é necessário sentir que estamos passando por um momento que tudo vai passar para o nosso engrandecimento, para a nossa evolução como ser humano.
Deus está nos proporcionando crescimento. Entendermos a dor é crescimento. Se não estamos bem emocionalmente e espiritualmente devemos procurar subsídios. E quem pode nos ajudar? Os familiares, pessoas amigas próximas a nós ou, por que não um profissional da área, o psicólogo.
Já passei por muitas dores emocionais. As dores emocionais ferem o nosso coração. Nos deixa angustiados, através da morte dos nossos entes queridos, através até de palavras que machucam a gente.
“O Senhor não rejeita ninguém para sempre. Ele pode fazer a gente sofrer, mas também tem compaixão porque o seu amor é imenso. Não é com prazer que Ele nos causa sofrimento ou dor”. (bible.com).
“Condição humana universal, a dor (corporal) é um mecanismo biológico de defesa essencial para a sobrevivência, pois serve como um alerta tanto de que algo não vai bem e necessita de assistência médica e tratamento quanto de que é preciso se proteger das agressões do meio externo (um objeto cortante, por exemplo).
Quando sentimos dor, a primeira reação que temos é nos afastar do que está causando ou então buscar tratamento, certo? Agora imagine se ela não existisse. Nessa situação, o corpo não receberia o “sinal” de atenção, resultando em machucados, fraturas e queimaduras mais graves e com mais frequência, que poderiam levar a perda de membros ou até a morte. Além disso, muitas doenças só seriam detectadas em estágio avançado”. (uol.com.br).
“Todas as coisas que acontecem na nossa vida, todas as experiências vividas, são pra gente aprender com elas, e dessa forma a gente crescer e ser melhor.
Aprender pela dor é quando existe algum fracasso na sua vida, algo que não deu certo, seja em qualquer área da sua vida, e mesmo assim você continua insistindo naquilo, continua insistindo no erro, achando que dessa vez vai mudar. É quando você entra em ação sem pensar, e continua fazendo as mesmas coisas que podem te levar ao fracasso novamente.
E se você não aprendeu nada com o erro anterior, você vai continuar errando de novo. Você vai continuar colocando a sua felicidade fora de você. Você vai continuar terceirizando a sua vida. Você vai continuar culpando os outros pelos seus fracassos e tristezas. Então isso é aprender pela dor”. (brunomalcca.com). Porque vai passar.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).