Monsenhor Rômulo Rocha celebra 40 anos de Ordenação Presbiteral

0
monsenhor romulo rocha (11)

A comunidade paroquial de Morrinhos celebrou com alegria neste 3º Domingo do Advento em Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Presbiteral de Monsenhor Rômulo Rocha, neste domingo, 15 de dezembro, no adro da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Maria.
A Santa Missa foi presidida por Monsenhor Rômulo e concelebrada por Pe. Eduardo Filho, administrador paroquial da Paróquia de São João Batista em Celsolândia, e contaram com o auxílio do diácono Edmar Filho.
Dom Vasconcelos também participou da celebração. Durante a homilia, proferida por Padre Eduardo, o mesmo ressaltou o exemplo de fidelidade, serviço e entrega de Monsenhor Rômulo, que ao longo de quatro décadas tem sido um verdadeiro pastor segundo o coração de Deus.
Momentos de profunda emoção e gratidão marcaram o final da celebração. Os representantes das pastorais e movimentos proferiram palavras de agradecimento através de homenagens.

Biografia
Filho de José Ribamar Rocha e Dona Eugênia Castro Rocha, nasceu em 26/02/1959, na cidade de Marco. Foi batizado na Matriz de São Manuel, aos 03 de março de 1959.

Estudos
Começou no Educandário São Manuel, no Marco. Depois foi estudar no Grupo Escolar “Manuel Osterno Silva”. Em seguida, no Centro Educacional São Manuel. Em seguida, no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota, em Sobral. O 2° Grau foi feito no Estadual, concluindo no Colégio Sobralense. Ingressou no Seminário São José, em 31 de janeiro de 1977. Foi fazer o curso superior de Filosofia e Teologia, no seminário Provincial de Fortaleza, em 1° de março de 1979. Concluído o curso superior, recebeu o Diaconato, em 17 de dezembro de 1983, na Catedral de N. Sra. da Conceição, em Sobral, por Dom Walfrido Teixeira Vieira. A Ordenação presbiteral, se deu na matriz de São Manuel do Marco, em 15/12/1984, às 19h, sob a imposição das mãos de Dom Walfrido, Bispo Diocesano.
A primeira missa solene foi celebrada na cidade natal, aos 16 do mesmo mês e ano. Numa visita pastoral feita por Dom Walfrido em Marco, depois da cerimônia litúrgica, Dom Walfrido pessoalmente disse ao acólito Rômulo: “Eu quero que você vá para o seminário para ser padre”. Sua vida como acólito levou àquele menino, o amor da Igreja. Também a presença de Mons. Valdir repercutiu na sua alma de vocacionado.

Atividades pastorais e outras
Foi nomeado em 1985, Vice Reitor do Seminário São José. E ao mesmo tempo, Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Massapê. No dia 25 de janeiro de 1987, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Martinópole – CE e no dia 26 de janeiro de 1988, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Reriutaba – CE. Em 1989, foi fazer uma experiência no Convento dos Frades Franciscanos – OFM, em Pernambuco, apenas 6 meses. Isto porque precisou de uma cirurgia na coluna. Felizmente ficou curado. No dia 10 de junho de 1989, tomou posse da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bela Cruz, como Vigário Paroquial, cujo pároco era o Mons. Odécio Loiola Sampaio. No dia 11 de fevereiro de 1990, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade em Coreaú.
Aos 25 de fevereiro de 1996, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Bela Cruz. No dia 07 de maio de 2000, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Meruoca e no dia 03 de fevereiro de 2002, foi transferido para assumir como pároco a paróquia de sua terra natal, em Marco, cujo padroeiro é São Manuel. Após 15 anos na Paróquia de São Manuel, no dia 20 de Fevereiro de 2017, foi transferido como Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Maria, em Morrinhos, onde está até hoje.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *