8ª Semana de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas de Sobral
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) realizou a 8ª Semana de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas, em parceria com a gestão da Secretaria Municipal da Saúde e a coordenadoria da Política sobre Drogas.
Por Márcia Santos
Durante a semana de 24 a 28 de junho de 2019 o COMAD realizou a 8ª Semana Municipal Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas, que teve como tema “O papel da Família na prevenção, cuidado e recuperação do uso abusivo de Drogas”. A programação contou com participações em programas de rádio, sensibilizando a população sobralense quanto à importância de prevenir o uso abusivo de tais substâncias. Também foram realizadas rodas de conversas, palestras nas Unidades Básicas de Saúde, salas de espera com abordagens e conversas significativas e dialógicas, gincanas educativas, exposição fotográfica, celebrações eucarísticas pelo Dia Mundial da Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas, sarau cultural da prevenção e o momento de culminância, com o Seminário Municipal da Prevenção ao Uso Abusivo Álcool e outras Drogas.
A realização das atividades da Semana contou com a colaboração das representações governamentais e da sociedade civil que compõem o referido colegiado de controle social, dentre estas: as Secretarias de Saúde; Educação; Segurança e Cidadania; Cultura, Juventude, Esporte e Lazer; Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; Defensoria Pública e Policia Militar; Comunidade Shalom; Sociedade de Apoio à Família Sobralense; comunidades terapêuticas – Casa Belém, Lar de Esther, Fazenda da Esperança; além de representações de familiares de usuários e do Instituto Teias da Juventude.
Para o Presidente do COMAD, Chiquinho Silva, a Semana de Prevenção de 2019 foi uma das semanas mais importantes já realizadas, dado o compromisso da gestão municipal com a implantação de ações e projetos voltados para a redução da violência, prevenção ao uso abusivo de drogas, e geração de oportunidades de ocupação para as juventudes. Os resultados da Semana foram expressos pelo grande numero de atividades realizadas que alcançaram direta e indiretamente cerca de 2700 mil pessoas. O Seminário Municipal mostrou-se espaço potente para a troca de experiências, fomentadas pela excelente palestra proferida pela assistente social Nora Ney, docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, que debateu sobre o papel da família no cuidado e na prevenção ao uso abusivo de drogas, contando também com a participação do Pastor Nelson, coordenador há 19 anos do Programa Celebrando Restauração que Cuida –o qual e realiza ações de prevenção às drogas em Fortaleza. Por fim, foi ratificada a importância da família para que crianças, adolescentes e jovens, possam dizer “não” às drogas e fazer as melhores escolhas para suas vidas.