Unidades do Complexo Santa Casa vão inaugurar novos espaços

0

Hospital do Coração contará com UTI para atendimento de convênios e particulares; Santa Casa inaugura nova sala de recuperação pós-anestésica e sala de acolhimento na Maternidade

O Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) vai inaugurar nesta semana importantes espaços que contribuirão para um melhor acolhimento dos seus pacientes. O Hospital do Coração (HC), que compõe o Complexo, passa a contar com uma nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de convênios e particulares, instalações que serão inauguradas no dia 9 de julho, às 18h30. Na Santa Casa, serão inauguradas, no dia 11 de julho, também às 18h30, a sala de recuperação pós-anestésica, espaço para onde são transferidos os pacientes cirúrgicos no pós-operatório, e também uma sala para realizar o acolhimento com classificação de risco das pacientes atendidas pela Maternidade Sant’Ana.
Referência no atendimento cardiológico, o Hospital do Coração de Sobral é o único da região Norte do Estado e abrange 55 municípios. Realiza uma média de 1,3 mil atendimentos de emergência por mês e 12 mil atendimentos laboratoriais. Dispõe de 60 leitos e alcança a marca de 160 internações por mês. A nova UTI do Hospital vai dispor de 8 leitos. Será a única UTI para atendimento de convênios e particulares de Sobral e região. O Hospital do Coração já dispõe de UTI para atendimento de pacientes do SUS, com 22 leitos.
O HC atende todas as especialidades da cardiologia, como eletrofisiologia, cardiologia intervencionista, procedimentos de cirurgias valvulares, revascularização do miocárdio, implante de marcapasso, entre outros e internações clínicas. Realiza todos os exames ambulatoriais da cardiologia.

Sala de recuperação
A nova sala de recuperação pós-anestésica da Santa Casa conta com 17 novos leitos, todos com monitorização de pressão arterial, cardioscopia, oximetria de pulso, fonte de gases, aspirador, barras laterais de proteção, placa de identificação com informações do paciente e dispensadores de álcool em gel, estrutura que oferece maior segurança ao paciente, meta maior da atual gestão.
O espaço, que atende às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), passou por reforma no piso, paredes, banheiro, que foi adaptado para cadeiras de rodas, e bancada central, onde a equipe de profissionais faz o monitoramento dos pacientes por meio de sistema computadorizado.
Desde fevereiro, a Santa Casa implantou o mapa cirúrgico, uma organização das cirurgias realizadas no Hospital baseada nas diversas especialidades cirúrgicas e na disponibilidade das salas. O mapa é disponibilizado pela equipe de gestão de leitos via sistema, fornecendo informações da programação mensal de cirurgias, com atualizações diárias baseadas no acréscimo de eventuais cirurgias de urgência de pacientes que já se encontram internados no Hospital e que precisem passar por algum procedimento cirúrgico.
As informações repassadas pelo mapa organizam melhor o fluxo de trabalho de outros setores, como a Central de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), que disponibiliza os materiais necessários para cada cirurgia, a Central de Material e Esterilização (CME), que realiza a esterilização desse material, e também a farmácia satélite do Centro Cirúrgico. O mapa também contempla as cirurgias de emergência, com salas específicas para cirurgia geral, cirurgias obstétricas, neurocirurgia e traumato-ortopedia.
A Santa Casa também passou a contar com um sistema de gestão de leitos. Por meio de um software próprio da instituição, um painel de indicadores com informações dos pacientes é disponibilizado para que os profissionais possam ter um maior acompanhamento do paciente e da ocupação dos leitos.
A medida objetiva proporcionar um melhor atendimento ao paciente, de forma que ele fique apenas o tempo necessário nos leitos da Sala de Recuperação, e já possui resultados positivos. O tempo médio de permanência do paciente no espaço reduziu acentuadamente, proporcionando uma melhor otimização do bloco cirúrgico.

Sala de acolhimento e classificação de risco
O acolhimento e a classificação de risco foi implantado na Santa Casa de Sobral a fim de proporcionar um melhor atendimento às gestantes atendidas pela Maternidade Sant’Ana. Esse acolhimento realiza a triagem das pacientes de acordo com suas necessidades clínicas, podendo ou não levar ao internamento, observando o perfil obstétrico de cada paciente.
Ao chegar até a recepção, a paciente faz o cadastro no sistema do Hospital e o atendimento é gerado. Em seguida, a paciente é encaminhada para o acolhimento e recebe atendimento pelo enfermeiro, que classifica o risco utilizando pulseiras com cores específicas (vermelho, laranja, amarelo, verde e azul). Para realizar esse acolhimento, o novo espaço contará com sala de espera, sala de exames, banheiros e sala de recepção informatizada, todos os ambientes climatizados.

Time de resposta rápida
Além das inaugurações dos espaços, a Santa Casa fará, ainda no dia 11 de julho, a entrega de 10 rádios comunicadores para a composição do time de resposta rápida, equipe responsável pelo pronto atendimento de emergência aos pacientes internados no Hospital que apresentem paradas cardiorrespiratórias, hipotensão arterial, depressão respiratória, entre outras intercorrências.
A medida dará extrema agilidade e eficiência na abordagem dessas situações de emergência. A equipe será composta por médicos de plantão, médicos residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, todos capacitados e supervisionados pelo médico Maycon Felipe, chefe da Clínica Médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *