Pe. João Robson Cabral toma posse como Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, no Sítio Alegre

0
DSC_7836

Pe. João Robson Cabral foi empossado na noite de quarta-feira (15), como pároco da paróquia São Francisco de Assis, no Sítio Alegre, distrito de Morrinhos. A celebração eucarística da posse foi presidida pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Padre João Robson torna-se o segundo Pároco da referida paróquia. Concelebraram os padres: Timbó de Paiva, Rômulo Rocha, Pe. João Paulo, Pe. Edmilson Eugênio, Gonçalo de Pinho, Expedito Coelho e Valdir Braga.
A homilia foi proferida por Dom Vasconcelos, que destaca o sacerdócio como um chamado de Deus e o caminho percorrido pelo Pe. João Robson, um jovem inteligente que, ao concluir seu mestrado em filosofia, tinha a opção de trilhar qualquer caminho, mas sentiu o chamado. “Ele se dispôs a vir aqui para o Sítio Alegre, para que? Para ser outro Cristo, para ser um pontífice, uma ponte entre Deus e a humanidade. Para doar a sua vida sabendo das exigências que aquele que anuncia o evangelho encontra”, disse.
O pároco vai encontrar na comunidade cristã, a família que ele deixou. Ele deixa sua família de laço de sangue para encontrar outros irmãos, irmãs, pais e mães. “Ele vai ser membro das nossas famílias e ele vem em nome de Jesus”. O bispo diocesano, ainda em homilia ressalta como Jesus foi procurado, o quanto ele trabalhava, porém, sempre encontrando tempo para rezar. “Um bom padre precisa ser um homem de oração, um cristão precisa ser uma pessoa de oração. Eu desejo de todo coração que o Sítio Alegre tenha um sacerdote feliz, que o padre Robson seja um sacerdote feliz, seja um homem de Deus. Seja um homem que inspira Deus”, completa.
Dando sequência ao rito de posse, o sacerdote recebeu das mãos do bispo Dom Vasconcelos, as chaves da igreja. “Filho caríssimo, recebe a chave dessa igreja, lembra que ela pertence a Cristo Jesus, pois é ele próprio, por meio dos seus ministros que ensina, governa e santifica os fiéis”.
Pe. João Robson se mostrou profundamente agradecido aos presentes na solene eucaristia de posse, e também demonstrou o desejo de “formar aqui uma rede de comunidade e não comunitarismo, comunidade conforme a vontade de Jesus, e não comunitarismo que é o fechamento de grupo ou pastoral como se fossem os eleitos”, ressalta.
“Ao visitar a comunidade vi um povo simpático e acolhedor, dedicado ao trabalho. Apresentados a mim como pessoas de bem e, sobretudo como pessoas honestas, o que me tranquilizou. Quero contar com pessoas idôneas, coerentes e focadas a serviço da igreja de Jesus Cristo. Assim chego em Sítio Alegre, com boas expectativas, com planos pastorais e pessoais. Vim para somar” disse.
A leitura de uma cristã representando a comunidade intitulou a todos da paróquia como “bem aventurados”, pedindo a Deus e Nossa senhora que abençoe seu novo pároco em uma nova missão.

Ordenação e convite
Foi ordenado Diácono no dia 19 de março de 2009, na catedral de Sobral, após ter feito seu estágio em Santana do Acaraú. Em seguida, foi transferido para Acaraú onde ficou até sua Ordenação Sacerdotal. Ocorrida em 11 de julho do mesmo ano. No pontificado do Papa Bento XVI, em pleno ano sacerdotal, pelas mãos de Dom Antônio Fernando Saburido, naquele tempo bispo da diocese de Sobral.
No dia 8 de janeiro de 2018, Padre Robson passou a residir e auxiliar na Paróquia de Nossa Senhora da Paz até o dia 20 de dezembro de 2019. Em agosto deste ano foi convidado por Dom Vasconcelos a servir na Paróquia de São Francisco, Sítio Alegre, seu novo rebanho e nova missão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *