Coletores afirmam que o descarte consciente de material cortante evitaria ferimentos durante a coleta de lixo 

0
gari coleta de resíduos

Cacos de vidro, lâminas de barbear, agulha e, principalmente palitos de churrasco, são os itens que mais provocam ferimentos durante a coleta, segundo os coletores de lixo. De acordo com eles, o descarte correto desses objetos evitaria danos e ajudaria na segurança do trabalho diário. Nenhum coletor relatou um caso atual de acidente, mas todos os entrevistados têm histórico de ferimentos ou pequenos machucados em atividade de trabalho.
Francisco dos Santos é coletor de lixo há 22 anos, ele deseja que as pessoas tenham consciência de um descarte seguro e relata que a maioria da população não separa o lixo. O coletor foi vítima de pequenos cortes na mão por conta de um objeto cortante. “Fui rasgar a sacola para colocar dentro do carrinho, ela era grande e não cabia dentro. Tinha vidro lá dentro, eu não estava de luva e ela cortou minha mão” disse. O caso de Francisco serve de alerta para a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como forma de prevenção de acidentes. Atualmente ele trabalha na varredura das ruas.
Durante a coleta, Liduino de Oliveira conta que os acidentes acontecem rapidamente por conta da agilidade que a profissão exige. “Encontro mais agulha, espelho e venenos de colocar em casa. Nós vamos correndo e pegando as sacolas, é muito rápido”, Liduino conta a situação de um amigo que se cortou com um caco de vidro de televisão e intitula os palitos de churrasco como um causador frequente de machucados. Para ele, as luvas que fazem parte dos equipamentos de EPI se desgastam rapidamente no período do inverno.
Segundo o Coordenador de Limpeza, Junior Javi, os coletores estão em risco constante. “A orientação básica que posso informar é que todo material cortante ou perfurante seja bem envolvido em folhas de jornais ou garrafas pets. A caixinha de leite após o uso também é ótima para o descarte desse objeto”, recomenda.
A garrafa pet também é recomendada para descartar os palitos de churrasco, mantendo sempre a tampa fechada após o descarte.
Sobre a reclamação da luva que costuma se desgastar facilmente no período de inverno, o Coordenador de Limpeza declara que não estava sabendo da situação e prometeu marcar uma reunião da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) com os garis para tratar sobre o assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *