Casos de coronavírus avançam em Sobral
Até o momento, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Sobral, apresenta 210 casos com quatro óbitos.
Correio da Semana
O primeiro caso de coronavírus em Sobral foi registrado no dia 17 de março. Até o momento, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Sobral apresenta 210 casos divulgados na quinta-feira (30) com quatro óbitos. O mapa divulgado junto com o boletim diário aponta 26 bairros com casos confirmados. Centro e Renato Parente têm o maior número de infectados.
O município enfrenta o isolamento social para conter a pandemia da doença. Bares, igrejas, escolas, universidades, restaurantes, shoppings, cinemas, lanchonetes, comércio e demais estabelecimentos comerciais não essenciais no Ceará estão fechados sob decreto do governador Camilo Santana. Segundo os especialistas, o isolamento é essencial para diminuir a transmissão da doença evitando um colapso no Sistema Único de Saúde (SUS) porém, a população continua se aglomerando nas calçadas ou em filas de loterias e bancos. “É muito importante que se fique em casa”, pede o prefeito Ivo Gomes, em live na sua rede social.
A prefeitura iniciou um processo de produção de máscaras para atender a população. É previsto a confecção de 200 mil máscaras descartáveis para distribuição gratuita. “As aglomerações não podem acontecer. Se você precisa sair de casa, precisa ir no supermercado, precisa ir na farmácia, tem que providenciar uma máscara, seja ela que tipo for. A gente tem que usar máscaras para diminuir a probabilidade do contágio, mas continuar tomando as medidas de higiene pessoal”, reforça.
“Nós vamos sair dessa, disso eu não tenho a menor dúvida. A nossa grande luta no momento e pelas próximas semanas é a gente sair dessa com o menor trauma possível. Tudo que estamos fazendo, as medidas antipáticas, as medidas que geram críticas é para a gente proteger vidas”, disse o prefeito.
Ainda de acordo com o prefeito Ivo Gomes, o município passa por uma contenção de gastos com festividades, citando o festival de quadrilha e aniversário da cidade -eventos que aconteceriam entre junho e julho- a medida tem como finalidade evitar aglomerações e, principalmente, economizar dinheiro para que não falte na área da saúde.
Avanço nos demais municípios
Segundo os dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) atualizados na quarta-feira (29) 41 municípios cearenses estão sem confirmação de casos, mas há casos sob suspeita. Apenas o município de Antonina do Norte, na região do Cariri, segue sem casos confirmados ou suspeitos.