Catedral da Sé de Sobral realiza primeira missa com presença de fieis
Por Jocélio Tavares.
‘A Catedral da Sé de Sobral (CE) realizou, na noite do último sábado (05/09), sua primeira missa com a presença de fieis desde março, quando as celebrações foram paralisadas por conta do isolamento social oriundo da pandemia do novo coronavírus.Todas as paróquias situadas no município retomaram suas atividades.
A realização da missa na Catedral da Sé contou com apenas 20% da capacidade permitida de fieis, respeitando o protocolo sanitário elaborado a partir de recomendações da Prefeitura de Sobral, Governo do Estado do Ceará e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Pelo plano de retomada municipal divulgado pela Prefeitura de Sobral, as igrejas receberam autorização para reabrirem ainda na segunda etapa, para acolher 20% da capacidade permitida. Segundo este mesmo plano, na terceira etapa as igrejas já poderiam acolher 50% da capacidade permitida e, na quarta etapa, os 100%.
A Diocese de Sobral, no entanto,adotou um plano de retomada progressivo.A ideia é agir com prudência e responsabilidade para garantir um ambiente tranquilo e seguro para os fieis que irão participar das celebrações de forma presencial.
Na celebração realizada na Catedral da Sé, os fieis foram recebidos por uma equipe que realizou todos os procedimentos sanitários, como a verificação de temperatura de cada um presente e a disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos. Todos os presentes usaram máscaras o tempo todo.
A catedral também foi reorganizada para a retomada de suas atividades e os lugares foram demarcados, respeitando o distanciado recomendado entre um fiel e outro.
Por hora, as igrejas continuarão funcionando com público reduzido e a expectativa é de que a reabertura aconteça de forma gradativa, até que se atinja a capacidade máxima permitida pelas normas de segurança.