Igreja Católica de Sobral substitui tradicional Caminhada com Maria, de Sobral por carreata
A Igreja Católica de Sobral realizou, na noite da última segunda-feira (12/10), uma carreata para celebrar o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A ação substituiu a tradicional Caminhada com Maria, que leva cerca de 15 mil pessoas às ruas da cidade.
A carreata, que percorreu um trajeto de 8 km, saindo da Igreja do Patrocínio em direção a Catedral da Sé e seguindo por mais de 16 ruas e avenidas da cidade, anunciou a festa de Nossa Senhora Aparecida e foi marcada por gestos de amor e carinho da população sobralense à padroeira, que foi conduzida em carro aberto.
A cada rua percorrida pela carreata, as homenagens a Nossa Senhora Aparecida foram calorosas. Da frente de suas casas, os fiéis acenaram, expressaram gestos de carinho e se ajoelharam em oração à Padroeira.
“Foi muito bonito. Eu não pude acompanhar porque não tenho transporte, mas fiquei na porta de casa esperando Nossa Senhora passar. Quando vi o carro chegando na rua aqui de casa, não segurei as lágrimas não”, comenta Dona Maria Helena, de 72 anos.
Ao chegar à Igreja Matriz, pouco antes das 19h, a imagem foi recebida por uma bonita queima de fogos e com muita festa pelos fiéis que esperavam no local. Todos seguiam rigorosamente as recomendações sanitárias contra o novo coronavírus, usando máscaras.
Dom Vasconcelos, Bispo de Sobral, ministrou a Santa Missa e durante a celebração, realizou uma homenagem ao Padre Gonçalo de Pinho Gomes. Na ocasião, Pe. Gonçalo recebeu o título de Monsenhor.
“Hoje é dia de festa. Hoje é dia de alegria. Hoje é um dia santo e a nação brasileira se une em oração para venerar a sua rainha padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, falou o Bispo para os fieis presentes.
Dom Vasconcelos completou: “já há alguns anos, a Igreja Católica de Sobral realiza neste dia a grandiosa Caminhada com Maria, mas este ano, devido à pandemia, nós ficamos impossibilitados de realizar o evento e a Paróquia da Sé promoveu esta carreata”.
Concelebraram a Santa Missa os padres Lucione, Pe. Herlandino, Pe. João Paulo, Pe. José Fábio da Mota, Frei Glauber, Pe. Agnaldo e Pe. Rômulo da Rocha.