Prefeitura de Sobral publica decreto com medidas especiais para o período de Carnaval

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Foram publicadas no Diário Oficial do Município de Sobral as disposições especiais para o período de Carnaval, decretos municipais que restringem as aglomerações e eventuais festas de carnaval como medida de combate ao avanço do coronavírus. As determinações foram oficializadas no dia 08 de fevereiro e a principal restrição é relacionada à mobilidade intermunicipal.
Ficou determinado o fechamento da rodoviária do dia 08 ao dia 11 de fevereiro, bem como aos transportes intermunicipais alternativos. Só será permitida a entrada de transportes coletivos em Sobral se estes forem oriundos dos distritos e unicamente em direção à sede do município. Outro ponto publicado no documento é o veto do ponto facultativo. De acordo com o decreto “não será acatada qualquer justificativa para a falta dos servidores públicos municipais, com exceção de motivos de saúde devidamente comprovados”. Também está proposta a abertura do comércio, serviços e indústria durante os dias de carnaval.
O decreto também trouxe modificações para o início de aulas presenciais para o ensino público. O documento propõe a mudança do decreto nº 2556, de 27 de janeiro de 2021 e prorroga a retomada de atividades presenciais na rede pública para o dia 1º de março na educação infantil e para o dia 15 de março nos anos iniciais do ensino fundamental, que abrange do 1º ao 5º ano. Para as escolas que já iniciaram suas atividades letivas presenciais ou remotas, seguem com aulas normais.
Média móvel do estado do ceará volta a aumentar
No mês de fevereiro as taxas de contaminação e mortes por coronavírus voltaram a apresentar altas no estado do Ceará. No dia 07 de Fevereiro foram registrados 6.501 novos casos, a maior média desde o início da pandemia. O mesmo dia também apresenta o maior número de morte por covid-19, no total de 82 mortos, pior média desde 22 de junho que também registrou o mesmo número. Três pacientes até o momento já foram identificados com a nova variante do vírus.
O governo do Ceará e municipais em todo o estado continuam apresentando medidas para impedir o avanço da doença já que o governador Camilo Santana (PT) nomeou a situação de alerta. “Continuamos ampliando os leitos de enfermaria e UTI nos equipamentos do estado. Nosso hospital Leonardo da Vinci, por exemplo, já tem o triplo de leitos de UTI do que tinha a dois meses e a ocupação vem chegando perto do limite” disse Camilo Santana. Na capital, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Hospital Leonardo da Vinci, unidade referência durante a pandemia, é de 95,83%.
Em Sobral, por consequência do aumento de pacientes internados no Hospital Regional Norte será reaberto o hospital de Campanha Dr. Alves. Grande parte das internações do HRN são de municípios vizinhos. De acordo com o Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral esse movimento é uma medida de precaução já que existem indicadores aumento de casos na cidade, mas não com a mesma velocidade do início da Pandemia.



