Sobral investe em arborização com plantio de mais 300 mudas apenas em 2021

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) contabilizou o plantio de 344 mudas em Sobral apenas em 2021. A ação faz parte do plano municipal de arborização da cidade, que em 2020 foi responsável por adicionar cerca de 20 mil novas plantas em todo o município conforme previsto no Plano de Arborização Urbana (PAS).
Os plantios foram realizados em diversos bairros da cidade. Só em 2021 já foram beneficiados os bairros Vila União, Cidade Dr. José Euclides, Junco, Campo dos Velhos, Centro, Dom Expedito, Sinhá Sabóia, Cohab I, Coração de Jesus, Dr. Juvêncio de Andrade e Expectativa. A previsão é que nos próximos meses sejam realizadas mais 591 mudas sejam plantas, ação esta que faz parte do projeto “Corredor Verde”, previsto no PAS, em execução no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental (Prodesol).
Atualmente o plantio está sendo realizado nas principais ruas do centro. O projeto está priorizando adicionar novas mudas nas calçadas dos eixos cívicos. Em breve, o próximo passo será iniciar a próxima etapa nas principais avenidas do Residencial Nova Caiçara.
O processo de arborização é muito importante para proporcionar conforto ambiental, já que as plantas interceptam, absorvem e refletem os raios solares o que faz com que regiões bem arborizadas apresentem uma temperatura mais fresca e mais estável. Outro benefício trazido pelo plantio de mudas é funcionamento das plantas como bombas hidráulicas que, usando as suas raízes, trazem a água do subsolo para a atmosfera. Esse processo mantém refresca e mantém a umidade relativa do ar mais apropriada para os seres humanos. Hoje a AMA dispõe de quiosque no Parque da Cidade para os interessados em doar ou adquirir novas mudas.



