Previsões apontam que quadra chuvosa no Ceará pode ser mais intensa com chuvas acima da média

0

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou na última quinta-feira (20) a primeira previsão de chuva para a quadra chuvosa. Em 17 de dezembro de 2021, uma reunião de Análise e Previsão Climática, realizada na cidade de Cachoeira Paulista (SP), apontou para um prognóstico favorável com chuvas acima da categoria normal no Ceará.
Andréia Ramos, meteorologista do Cptec confirmou a intensidade das precipitações de “chuvas acima da média na região Oeste (Sertões de Crateús e dos Inhamuns) e Sul (Cariri) do Ceará acima da média e nas demais áreas dentro da média” para os três primeiros meses do ano. “Estimamos em 80% as chances de chuvas acima da categoria normal neste período”, ela informou.
Segundo modelos realizados pelos institutos Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ((CPTEC/Inpe), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão climática para o Ceará no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2022 é coincidente com as informações divulgadas pela Funceme.
De acordo com os dados divulgados em redes sociais do Cptec, há 81% de chance de permanência do sistema La Niña no primeiro trimestre de 2022; 19% de ocorrência de neutralidade e nenhuma de El Niño. “A previsão aponta para chuvas mais abundantes, excesso de precipitação com forte tendência mais favorável no Norte e Nordeste do Brasil entre janeiro e março de 2022”, pontuou o pesquisador do Cptec, Caio Coelho. “O fenômeno La Niña e a temperatura do ar favorecem chuvas na região tropical acima da categoria normal”.
Durante esse fenômeno, a temperatura mais aquecida na costa Norte e Nordeste do Brasil das águas superficiais do Atlântico é outro fator que contribui para a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema que traz chuvas para o Ceará nos primeiros cinco meses do ano. A Funceme reforçou atrabés de nota que “como de costume só divulga previsão da quadra chuvosa na segunda quinzena de janeiro” e lembrou que o mês de “janeiro ainda é de pré-estação das chuvas no Ceará”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *