Edilson Silva

Pré-Bienal do Livro em Fortaleza
Suspensa no ano passado devido à pandemia de Covid-19, a XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará acontecerá no segundo semestre de 2022. Até lá, o aquecimento fica por conta da Pré-Bienal do Livro, que teve início no dia 24 de janeiro e prossegue até 31 de março.
Toda programação é gratuita, com atividades virtuais e presenciais. A Biblioteca Pública Estadual do Ceará é sede de todo o roteiro, com rodas de conversa, palestras e mesas de debates, além de atividades de leituras públicas e espetáculos mesclando literatura e música.

Elza Soares deixa DVD e álbum
Dois dias antes de falecer de causas naturais, a cantora e compositora Elza Soares deixou um álbum que estava em produção, assim como um DVD gravado no Theatro Municipal de São Paulo, segundo informações do g1. Elza morreu no dia 20 de janeiro, aos 91 anos de idade.
O percussionista que participou da gravação, Mestre Daula, relatou: “estivemos com ela até o fim, do jeito que ela queria: cantar até o fim“. Em vídeo para o g1, Daula compartilhou também o sentimento de privilégio de ter estado em tantos momentos ao lado de Elza Soares.

Documentário sobre Hugo Bianchi
Foto: Wagner Kiyanitza/Divulgação
O filme homenageia o bailarino, coreógrafo e professor Hugo Bianchi
Hugo Bianchi, referência da dança no Ceará, deixou extenso legado para as artes cênicas no Brasil. O bailarino, coreógrafo, professor e diretor cearense morreu no dia 18 de janeiro, em decorrência da Covid-19, aos 95 anos de idade. Foi produzido um filme em sua homenagem.
Seu último depoimento gravado está documentado no filme “Figuras da Dança: Hugo Bianchi”, dirigido por Inês Bogéa. A obra teve estreia no dia 28 de janeiro, no YouTube. Um bate-papo antecede a exibição, com a participação da diretora e mais nomes ligados ao artista.

“A Música Segundo Tom Jobim”
O cantor, compositor e maestro Tom Jobim completaria 95 anos no dia 25 de janeiro. Em homenagem ao aniversário, o Canal Curta! Exibiu o documentário “A Música Segundo Tom Jobim”, dirigido por sua neta Dora Jobim em parceria com Nelson Pereira dos Santos.
A produção busca mostrar a história do cantor e compositor carioca. A obra reúne participações de artistas como Gal Costa, Frank Sinatra e Gilberto Gil e apresenta a partir de imagens de arquivo várias interpretações de Jobim sem narração, depoimento ou legendas.

Poema inédito de Mário Quintana
O livreiro George Augusto, de Porto Alegre (RS), localizou um poema inédito de Mário Quintana, que morreu em maio de 1994. O manuscrito “Canção do Primeiro Ano” foi achado dentro de um livro do poeta, adquirido de uma coleção particular com mais de 5 mil volumes.
O papel desgastado, que contém a assinatura de Quintana, data de 1º de janeiro de 1941. A grafia do poeta foi comparada com outros registros da letra dele. O livreiro disse ainda que localizou no acervo “bilhetes de loteria, cartas, poemas de desespero de um amor rompido”.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública. Feliz e abençoado 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *