CNBB realiza primeiro Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos das Dioceses

0
cnbb

O primeiro Encontro Nacional dos Assessores Jurídicos das Dioceses (ENAJD), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece em Brasília, no período de 08 a 10 de novembro.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu o primeiro encontro nacional dos assessores jurídicos das dioceses (ENAJD). O evento aconteceu em Brasília, no período de 08 a 10 de Novembro.
A Diocese de Sobral esteve representada pelas advogadas Aline Angelim e Adriana Vieira do Vale, que atuam na assessoria jurídica.
O evento contou com a participação de Dioceses de todo o Brasil e tem como meta a abordagem jurídica especializada para a defesa das prerrogativas das organizações religiosas com discussão de casos concretos.
Participaram do evento o o Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti e a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia Antunes Rocha, que proferiu a aula magna de abertura do congresso. A ministra destacou a importância de garantir a liberdade de crença para o povo brasileiro: “A garantia da liberdade constitucional à inviolabilidade da crença é essencial para que nós tenhamos uma sociedade que não se desumanize. Nós temos que trabalhar no sentido de construir um direito cada vez mais humanizado e coerente com o que o ser humano precisa em sua integralidade”, afirmou.
De acordo com a organização do evento, há representantes de mais de 120 Dioceses de todo o Brasil. Dom Joel Amado, Secretário-Geral da CNBB, destacou uma frase do Papa Francisco, na qual descreve os profissionais de Direito como “anjos da guarda que Deus enviou”. Assim, ressaltou o propósito de continuar a contar com a solicitude dos profissionais e a intenção da Conferência em manter o contato com as assessorias e reuni-las “no enfrentamento das questões emergentes, gerando nesse ponto esse intercâmbio de compreensões e soluções”, num processo de aprendizado que irá contribuir para a Igreja do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *