Comendador Lira recebe insígnias no Rio de Janeiro
O Prof. Dr. José Luís Lira, diretor do Museu Diocesano Dom José de Sobral, professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral e integrante de diversas entidades científicas e culturais, além de participar de causas de Beatificação e de Canonização nesta e em outras dioceses é o mais novo Comendador Pontifício Cearense. Em estudo feito pelo Comendador ele conseguiu catalogar 46 comendadores de Ordens Imperiais e 6 comendadores de Ordens Pontifícias, sendo o único vivo residente no atual momento no Estado do Ceará, o próprio Lira. Unindo-se as duas categorias, chega-se a 52 Comendadores no Ceará. Observa-se, também, os Barões do Ceará ou ao Estado afeto. Três destes ligados ao Reino de Portugal; dois à Santa Sé. Um barão imperial é cavaleiro pontifício. Um Sacerdote teria recebido a Ordem de Cristo Portuguesa, no grau de Cavaleiro e um Bispo, na mesma Ordem, mas ligado ao Império do Brasil, foi Comendador.
Sobral, depois de Fortaleza, é a cidade que mais comendadores possui. Sendo 8 nascidos na cidade e um aqui residente e cidadão honorário: José Luís Lira, pertencente à Diocese Sobral, iniciando esse novo ciclo: o segundo pós-cinquentenário e o primeiro deste século. Em seu brasão pessoal o Comendador Lira tem por dístico: “Cvm Saints Tvis” (Com Teus Santos).
Em 28 de novembro de 2022, pelo Protocolo nº 975/2022, Sua Excelência a Dama de Comenda com Placa Isis Penido foi informada, pelo Chanceler Geral da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, Embaixador Alfredo Bastianelli, Cav. Grã-Cruz OESSJ, que seu pedido de promoção para sete cavaleiros, feito com a concordância de Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Orani Tempesta, em 21 de novembro, havia sido aprovado pela Comissão de Admissões e Promoções da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, durante a reunião realizada em 24 daquele mesmo novembro de 2022 e, formalmente, aprovados pelo Grão-Mestre da Ordem, Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Fernando Filoni e que os respectivos diplomas foram encaminhados à Secretaria de Estado do Vaticano para os protocolos finais, visto que o Diploma é emitido em nome do Santo Padre o Papa Francisco.
Entre estes nomes estava José Luís Araújo Lira, nascido em Guaraciaba do Norte (1973), Cavaleiro da Ordem desde 2015, e daquela data em diante, Comendador (Promoção Nº 05369; Nome: ARAÚJO LIRA, José Luís; Grau: COMMENDATORE, Emissão do título: 24/11/2022).
Na mesma data foram feitos Comendadores-Presbíteros: Cônego Jorge Luiz Neves da Silva e Monsenhor Sérgio Costa Couto; Damas de Comenda: Alda Maria Almeida Cabral de Soares e Rita de Cássia Pinho França de Sá Freire; Comendadores: José Luís Araújo Lira, José Paulo de Moraes Sarmento Soares e Marcelo Moreira Susini Ribeiro.
A entrega das insígnias e diploma ocorreu no dia 24 de março de 2023, em solene celebração presidida por Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist., Cardeal-Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, a antiga Capela Real nos tempos de Dona Maria I e Dom João VI, cuja Ação de Graças por sua aclamação como Rei de Portugal se deu naquele templo sagrado; no Império foi a Capela Imperial e as coroações de Dom Pedro I e Dom Pedro II foram realizadas naquela Igreja.
Nossas congratulações ao novo Comendador!