Dom Vasconcelos preside Solenidade da Epifania do Senhor na Sé Catedral de Sobral

A Igreja Católica celebrou no último domingo, 07 de janeiro, a Solenidade da Epifania do Senhor. Em Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos presidiu a solene celebração eucarística na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição às 18h30. O pároco e cura da Catedral, Pe. Berg, concelebrou e os celebrantes contaram com o auxílio do diácono permanente, Cândido Aguiar.
Segundo a meditação litúrgica da Arquidiocese de São Paulo, o “Dia de Reis” é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.
Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.
Além desta solenidade, Dom Vasconcelos celebrou em ação de graças pelos onze anos da Comunidade Mãe da Divina Providência, na qual tiveram presentes o fundador, Robério Cavalcante, membros da comunidade e do projeto Santa Dulce que assiste pessoas carentes.
A homilia do bispo diocesano foi catequética, onde relembrou os fatos do nascimento do menino Jesus e a visita dos reis magos: Belquior, Gaspar e Baltazar e o que cada presente significou. Contudo, pediu a assembleia que assim como os reis magos, todos pudessem abrir os corações para que Jesus entre. Por fim, parabenizou a comunidade mãe da Divina Providência e agradeceu sua contribuição e evangelização no território diocesano.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana



