DE OLHO NA LÍN GUA - Antonio da Costa

Bicabornato de sódio / Elixir parególico / Espaladrapo / Metiolate / Difulusso
Todos esses nomes estão grafados incorretamente. Escreva assim: bicarbonato de sódio (sal), esparadrapo, elixir paregórico (para dor de barriga) e defluxo (a velha gripe).

Solar / Solário / Salário
Solar (adj.) – relativo ao sol: raios solares, energia solar. Solar também significa palacete, sobrado das antigas das famílias nobres, os barões da época colonial: o solar dos Figueiredos (em Sobral), o solar do Senador Paula (atual Colégio Santana), o solar da Casa Tavares (antiga Rádio Tupinambá), o solar (antigamente da Academia Sobralense de Estudos e Letras, na Coluna da Hora).
Solário significa espaço reservado para as filhas dos nobres tomarem banho de sol. Veja que em alguns desses espaços (sobrados) há, na parte de trás, um espaço descoberto para esse fim.
E salário, todos sabemos, é a remuneração paga por mês que o trabalhador recebe.

A famosa torre de Paris é “Êiffel” ou “Eiffel” (pronúncia)?
No caso da famosa torre de Paris pronuncia-se “Eiffel (él), oxítona. Ela tem esse nome em homenagem ao engenheiro que a construiu, Gustave Eiffel.

Quem foram os ganhadores do Prêmio Nóbel deste ano?
Diga corretamente: Quem foram os ganhadores do Prêmio Nobel (él) deste ano? O plural de Nobel é Nobéis: Ganhou dois Prêmios Nobéis. Alfred Bernnhard Nobel foi químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo que nasceu em Estocolmo Suécia, em 21 de outubro de 1833, e morreu em Sanremo, Itália, em 10 de dezembro de 1896. Deixou sua fortuna para os ganhadores do dito prêmio. Obs.: Nobel, acompanhado da palavra prêmio, mantém-se invariável: Ganhou dois Nobéis; Dedicou o livro a dois Prêmios Nobel.

Todo o mundo X Todo mundo
Atenção ao artigo, pois ele muda o sentido do recado: “Todo mundo” (= todos): Todo mundo aplaudiu o cantor (todas as pessoas). “Todo o mundo” (= todos os países, o mundo inteiro): Conheço todo o mundo (Conheço o mundo inteiro).

Qualquer X Nenhuma
Não é gramaticalmente correto usar “qualquer” em frases negativas em vez de “nenhum”. Veja a frase: Não encontrei qualquer indício de fraude. Diga corretamente: Não encontrei nenhum indício de fraude.
O emprego correto de “qualquer” em frases negativas é assim: A atual situação financeira não permite a qualquer estudante comprar livro. Nessa frase, “qualquer” não significa “nenhum”. A atual situação financeira não permite estudante comprar livros, permite a “um estudante qualquer”. Quando um médico diz: “Não tome qualquer remédio”, ele não está proibindo você tomar remédio. Aliás, ele está advertindo você “a não tomar um remédio qualquer”.

Tributo X Contributo
Tributo é um valor cobrado compulsoriamente em busca de um serviço prestado pelo governo: impostos, taxas, tarifas, contribuições compulsórias; Em alguns contextos tributo também significa homenagem ou culto a alguém. Etimologicamente, tributo vem do Latim “tributum”. A palavra tributo reflete alguma coisa que é concedida ou rendida por obrigação, hábito ou necessidade.

Qual o plural de Papai Noel?
Papais Noéis. E o de Mamãe Noel é Mamães Noéis. Na França, os franceses dizem “Pai Natal”.

(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *