Clero de Sobral participa de Encontro de Formação Permanente com foco na proteção dos vulneráveis

Nos dias 14 e 15 de julho, o clero diocesano de Sobral esteve reunido no Centro de Treinamento Dom Aldo Di Cillo Pagotto (Cetreso), para o Encontro de Formação Permanente do Clero. Teve como tema “Proteção e Prevenção de Menores e Adultos Vulneráveis”.
O encontro contou com a assessoria do Dr. Pe. Francisco Edielson Oliveira, OAR, canonista da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Além dos presbíteros, esteve presente o bispo diocesano, Dom Vasconcelos; Dom Agnaldo Temóteo, bispo da Diocese de Garanhuns/PE, diáconos permanentes, seminaristas do 4º ano de Teologia e os membros da Comissão Diocesana constituída com o objetivo de implementar e acompanhar ações de proteção no âmbito da Diocese.
A programação incluiu momentos de formação, reflexão, oração e partilhas, buscando fortalecer a evangelização na Igreja com a criação de ambientes seguros e respeitosos, especialmente no cuidado com os mais vulneráveis.
No dia seguinte, encerrando a programação houve a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Vasconcelos, bispo diocesano, na qual foram admitidos às Ordens Sacras três seminaristas da etapa da Configuração, Ygor Leonardo Matos Sampaio Sales, Raimundo Nonato dos Santos Júnior e Lucas Monteiro Barbosa.
De acordo com o Cerimonial dos Bispos (n. 479), “o rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato e ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Sagrada Ordem, passando, assim, a ser contado legitimamente entre os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato.”
Assim, a Admissão é o momento no qual a Igreja, representada pelo Bispo, acolhe o seminarista como candidato aos ministérios diaconal e presbiteral.
A vivência entre os clérigos proporcionou momentos de estudo, oração e fraternidade presbiteral, fortalecendo a comunhão entre os ministros ordenados da Diocese de Sobral. A Formação Permanente do Clero é um espaço privilegiado para aprofundar temas relevantes da vida e missão da Igreja, promovendo atualização, integração e amadurecimento pastoral de seus ministros.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



