Positio da Causa de Beatificação do Mons. Arnóbio de Andrade foi entregue ao Bispo Diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos

0
principal (1)

Redação Correio da Semana
Na manhã de quarta-feira, dia 30/07, sete anos após reunião prévia com Dom Vasconcelos e a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, então representada pela Madre Emérita Irmã Antonieta Portela, contando com a participação da atual Madre, Irmã Maria de Jesus e do então encarregado da Causa na Diocese, Prof. José Luís Lira, visando à abertura da Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade, a Madre Geral das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, Irmã Maria de Jesus da Silva, acompanhada do Vice-Postulador da Causa, Dr. José Luís Lira, fez entrega ao Excelentíssimo e Reverendíssimo Sr. Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, de uma cópia original da Positio do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, elaborada pelo Postulador, Dr. Paolo Vilotta, em conjunto com o Colaborador, seguido pelo Relator do Dicastério das Causas dos Santos, na Santa Sé.
Iniciando o encontro solene, Dom Vasconcelos invocou o Espírito Santo, seguindo com a oração do Servo de Deus. Em seguida, a Madre Maria de Jesus e Prof. José Lira fizeram a entrega da Positio ao Sr. Bispo. Dom Vasconcelos agradeceu à Madre, ao Postulador, Dr. Paolo Vilotta e ao Vice-Postulador, Prof. José Luís Lira, pelo empenho de todos com esta causa tão importante para a Diocese de Sobral e toda a Igreja. É esta a primeira positio de um servo de Deus sobralense a partir de causa proposta genuinamente na Diocese de Sobral. Estava presente, também, o Pe. Francisco Eduardo Neto Filho, administrador da Paróquia de São João Batista em  Celsolândia e cerimoniário da Diocese de Sobral.
A notícia da publicação da Positio foi dada pelo postulador da Causa de Beatificação e de Canonização do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade – Fase Romana, Dr. Paolo Vilotta, na manhã de 19 de junho último, Solenidade de Corpus Christi, à Madre Geral das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, Irmã Maria de Jesus Silva, ao Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e ao vice-postulador, Dr. José Luís Lira. O próximo passo da Causa, que não se pode prever o tempo, será o estudo por uma Comissão de Teólogos e, sucessivamente, se o resultado for positivo, o estudo dos Cardeais e Bispos e, finalmente, o Papa poderá declarar Venerável nosso amado Monsenhor Arnóbio.
A Positio é documento essencial numa Causa de Beatificação e Canonização na Igreja Católica. Ela é uma síntese de toda a documentação e investigação sobre a vida, virtudes e fama de santidade de um Servo de Deus. É documento cujo conteúdo está sob sigilo canônico e não pode ser publicado fora do âmbito da Causa.
A Positio se constitui na coleta e exposição, segundo um método muito preciso, de tudo o que aconteceu durante a Fase diocesana, durante o Inquérito diocesano realizado nesta diocese de Sobral. O fato de termos este resultado em tão pouco tempo demonstra como a Causa, em sua primeira fase diocesana, foi conduzida muito bem e com muita competência por todas as pessoas designadas por Sua Excelência o Bispo, como as da Madre Geral. Aproveitando essa ocasião, a Diocese e a Congregação reconhecem e agradecem este trabalho, reiterando gratidão especial ao Postulador Cav. Dr. Paolo Vilotta e ao Comendador Dr. José Luís Lira. Portanto é, um passo fundamental no processo de reconhecimento da santidade, garantindo que a Igreja tenha informações completas e detalhadas sobre o candidato antes de tomar uma decisão sobre sua beatificação ou canonização.
Ao final de toda essa fase e sendo reconhecido que o Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade, teve uma vida cristã exemplar, com a prática das virtudes teologais (fé, esperança e caridade) e virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança), ele poderá ser declarado venerável.
A abertura da Causa de Beatificação e de Canonização foi aprovada pela Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus em abril de 2018; o nada obsta do Bispo Diocesano de Sobral e a nomeação do Postulador se deram em 4 de agosto de 2018; o rescrito de transferência de foro competente de Fortaleza para Sobral se deu em outubro de 2018 e nada obsta da Santa Sé foi concedido em 29 de março de 2019, já a abertura oficial da Causa se deu no dia 14 de setembro de 2019 e o encerramento da fase Diocesana se deu no dia 30 de junho de 2023. A validade jurídica do inquérito saiu em 29 de novembro de 2023.
Oremos pela continuidade plena da Causa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *