43ª Assembleia Diocesana de Evangelização reúne cerca de 200 participantes
Com o tema “Caminhar juntos: alegrias e desafios da sinodalidade”, a Diocese de Sobral realizou, nos dias 7 e 8 de novembro, a 43ª Assembleia Diocesana de Evangelização, no Centro de Treinamento Dom Aldo Di Cillo Pagotto (Cetreso), em Sobral.
O encontro reuniu cerca de duzentos participantes, entre clero, religiosas e leigos. Neste ano, a assembleia teve caráter formativo e eletivo, contando com a assessoria do Padre Arnoldo Sales, da Diocese de Itapipoca e assessor do Regional Nordeste 1 da CNBB.
Dom Vasconcelos presidiu a Missa de Abertura, concelebrada por sacerdotes da diocese. Em seguida, Padre Arnoldo deu início às conferências do dia, promovendo reflexões acerca do Documento Final do Sínodo e do Instrumentum Laboris, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.
Para o Padre Edinardo Gomes, coordenador diocesano de Pastoral, esta edição da assembleia representou um importante espaço de reflexão e discernimento junto ao clero e às lideranças dos diversos segmentos da Igreja Particular de Sobral.
“O intuito de conversar e discernir acerca das atividades na espera das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) é favorecer uma melhor recepção do caminho sinodal e contribuir para a elaboração do novo Plano Diocesano de Evangelização, definindo ações em sintonia com o mesmo”, ressaltou.
Na manhã de sábado (08/11), a programação prosseguiu com conferências referentes às 12 Comissões da CNBB e orientações para as assembleias paroquiais. Na ocasião, Dom Vasconcelos apresentou a nova Coordenação Diocesana de Pastoral para o período de 2025 a 2030, composta pelo Padre João Vasconcelos, Diácono Ygor Leonardo, Irmã Eva Albuquerque e Raimundo Araújo Lopes. Também foram apresentadas as comissões diocesanas que irão colaborar com a nova coordenação. Padre João Vasconcelos afirmou receber esta nova missão com gratidão e espírito de serviço:
“Recebo com muito carinho esta missão, desejando caminhar junto às pastorais e organismos, promovendo comunhão, escuta e corresponsabilidade na missão evangelizadora da nossa diocese”, destacou.
O encontro encerrou a bênção final, na qual Dom Vasconcelos expressou sua alegria e confiança na caminhada pastoral da diocese, reforçando o chamado à unidade e à vivência concreta da sinodalidade na igreja particular.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana
















