Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Taperuaba completa 10 anos

0

Paróquia é atualmente composta por 28 capelas dividas em seis setores, três grutas, 1 oratório da mãe Rainha, 1 Oratório de N. S. de Fátima e sete setores no centro da cidade

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Taperuaba, completou na terça-feira (16) 10 anos de sua criação. Em meio aos festejos de sua padroeira, as comemorações iniciaram com a Semana Missionária Diocesana Extraordinária, por ocasião dos 10 anos, que aconteceu de 29 de junho a 05 de julho de 2019 com a participação de seminaristas do propedêutico e missionários de várias paróquias da diocese de Sobral. A missa que celebrou o aniversário de criação foi presidida pelo vigário geral da diocese, Pe. Gonçalo de Pinho Gomes.

Um breve histórico da Paróquia sob o olhar de uma paroquiana:
Por Eliane Victor
(Secretária Paroquial)

O dia 16 de julho de 2009 foi de muita comemoração por parte da Diocese de Sobral. Naquele momento, era criada a paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Taperuaba. Nós o recebemos como enviada de Cristo e tamanha felicidade foi para nós que como nova família o acolhia. O decreto que determinava a criação da nova paróquia foi emitido pelo bispo diocesano, Dom Antônio Fernando Saburido. Nele, eram apresentados os limites de abrangência da nova Paróquia, bem como a localização de sua Matriz.
Na ocasião, o Pároco Antônio Denilson de Sousa foi nomeado pároco, onde antes já estava como diácono, da então área pastoral e permaneceu na função até janeiro de 2017. O tempo passou rápido e muita coisa mudou. A paróquia se desenvolveu graças à participação cada vez mais ativa das pessoas do distrito que perceberam na comunidade uma Igreja viva e comprometida com as causas humanas e divinas.
Pe. Denilson foi conquistando seus fiéis e a igreja ficou lotada durante as celebrações e isto era motivo de alegria. E hoje, aqui na presença de tantas pessoas, a história da comunidade paroquial está sendo lembrada quando falo dos primeiros passos de nossa paróquia quando ainda era uma capela que pertencia à Paróquia de Santo Antonio de Aracatiaçu, que tinha como Pároco Pe. Manoelito Quinto Vieira.
Todos nós aqui presentes, fazemos parte dessa história e dessa história cada um tem uma lembrança que nos motivam a comemorarmos os 10 Anos de criação. E quanta história daqueles que batalharam para erguer a capela de Nossa Senhora do Carmo desde o ano de 1912. Quantos sacrifícios realizados, quanta solidariedade distribuída, quantos risos ouvidos, quantas dificuldades enfrentadas e quantas orações elevadas aos céus!
E, de repente, Pe. Antônio Denilson de Sousa, que como uma semente não somente brotou, mas se aprofundou, cresceu, se fortaleceu, criou raízes fortes, não para ficar fixa em um lugar, mas para ter força, para percorrer caminhos desconhecidos e por eles espalhar seus frutos. E assim, esta semente que ele foi, que andou por algumas terras que eram suas capelas, e no caminho que percorreu aqui em Taperuaba onde ofereceu sombra para alguns, alimento para outros. Sofreu algumas podas, algumas correções, dessas que ajudam a planta a se fortalecer. E como em qualquer união, vieram os desafios. O bem-querer e a transferência surgiram e foram realidades realizadas.
E nessa balança da vida, passaram-se dez anos. Sim, passou por aqui Pe. Manoel Domício Morais que reavivou a semente que foi plantada deixando um grande fruto como o ‘Projeto Bom Pastor’ e suas atitudes reveladas por Deus, também Pe. Valdir encantando com sua simplicidade, Pe. Erivaldo passou pouco tempo mais deixou suas lembranças com a voz de galã. E agora 09 de fevereiro de 2017 ganhamos um presente de Deus um novo pároco para nossa Paróquia, com um desafio de aumentar e restaurar a fé de todos que participam da nossa Igreja. Chega o reverendíssimo Pe. José Canafístula Gomes (Pe. Berg), que com seu jeito carismático aos poucos foi conquistando a paróquia.
Pe. Berg, durante esse tempo, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto o Senhor pudemos observar aquilo que seria a sua marca registrada: o seu ardor missionário, o seu zelo pastoral e sua alegria de viver em Deus e com Deus por onde tem passado. E só foi possível fazer tantos prodígios porque traz consigo uma fé inabalável em Cristo, um amor grandioso a Nossa Senhora, porque possui sua casa construída na rocha firme, que é Jesus! E como não lembrar o seu apelo em cada eucaristia celebrada: “Que ninguém saia daqui do mesmo jeito que chegou. Em seus gestos e atitudes nos ensina que é possível viver o evangelho. Em cada homilia, em cada pregação nos revela a face de Deus e o seu amor por cada um de nós. A celebração emocionou hoje os presentes que puderam relembrar a caminhada da paróquia e também agradecer pela década de fundação. Que nesses dez anos que marcam a história dessa paróquia, possamos celebrar a luta dos sacerdotes e leigos que iniciaram esse projeto que nós continuamos hoje.
Quero ressaltar a Semana Missionária Diocesana Extraordinária por ocasião dos 10 anos que aconteceu de 29 de junho a 05 de julho de 2019 com a participação de seminaristas do propedêutico, missionários de várias paróquias da Diocese de Sobral Diocese.  Nossa Paróquia hoje é composta por 28 capelas dividas em seis setores, três grutas, 1 oratório da mãe Rainha, 1 Oratório de N.S. de Fátima e sete setores no centro de Taperuaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *