Aniversário de 105 Anos do Correio da Semana

O Jornal Correio da Semana foi fundado por Dom José Tupinambá da Frota, primeiro Bispo da Diocese de Sobral, no dia 31 de março de 1918 com a sua primeira edição. Portanto, completou 105 anos neste 31 de março de 2023.
Por conta do seu aniversário de 105 anos resolvi solicitar a opinião de dois amigos sobre o jornal fazendo a seguinte pergunta: Qual a relevância que o Correio da Semana tem para a comunidade católica e a sociedade de um modo geral? Leia os comentários:

Joab Aragão
Um veículo de comunicação do porte do Correio da Semana possui uma relevância bastante significativa para o catolicismo, além de prestar-se como informante de matérias úteis para aprimorar o conhecimento dos leitores. É bem verdade que um semanário não possui o caráter competitivo dos meios de comunicação recheado de notícias de “última hora”.
No entanto, configurado com boa feição gráfica, com espaços bem delineados e com uma linha de produção de interesse da sociedade e dos próprios católicos, certamente o jornal teria melhor respaldo para ser divulgado através do rádio, das redes sociais e até durante o início ou o final das celebrações dominicais.
Ora, uma vez editado com textos que configurem artigos voltados para a educação básica ou superior; matérias como prosa ou poesia de autoria de gente da nossa região; informativos das paróquias; colunas a cargo de colaboradores; publicação de editais, leis, portarias e decretos a cargos de municípios desprovidos de diário oficial. Enfim, existem muitas alternativas que poderiam ser experimentadas.

Artemízio da Costa
Chega aos 105 anos o Correio da Semana (CS), órgão da Diocese de Sobral, fundado por Dom José Tupinambá da Frota, que abraçou e tornou realidade as ideias do Pe. Francisco Leopoldo Fernandes Pinheiro e do Pe. José de Lima Ferreira.
Mesmo observando e seguindo sua linha católica, no decorrer desses 105 anos, além de ser um importante meio de comunicação da Igreja Católica, o CS também continua atuando autêntico divulgador do Evangelho, brilhante palco de grandes embates, depositário do registro de importantes acontecimentos históricos e fatos sociais relevantes, constituindo-se em acreditada fonte de pesquisa para quem trabalha na área da história ou por ela tem curiosidade. Além de já ter destacado em suas páginas grandes vultos da imprensa interiorana, o CS continua sendo estímulo para quem deseja enveredar pelo jornalismo.
Por fim, dada a sua periodicidade (publicação semanal) e a instantaneidade da informação na atualidade, o Correio da Semana se destaca preponderantemente pelo aspecto opinativo, que se comprova na excelente qualidade na produção dos seus redatores e colaboradores.
Que da parte da população haja mais reconhecimento, valorização e contribuição, para que continuemos a contar com o mais antigo jornal em circulação do Estado do Ceará.
PARABÉNS AOS QUE FAZEM O NOSSO TRADICIONAL CORREIO DA SEMANA!
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *