Assembleia Geral da Família da Esperança em São Paulo
No período de 15 a 17 de novembro foi realizada na Fazenda da Esperança São Libório, Pedrinhas- Guaratinguetá/SP a Assembleia Geral da Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício- Família da Esperança com todos os membros da Família da Esperança. Os representantes da Fazenda da Esperança de Sobral foram os membros da diretoria Francirene Tomaz Parente e Ivanildo José de Melo
Nesse ano comemoramos 25 anos da Família da Esperança que segue o caminho fundamentado no evangelho e na espiritualidade de Chiara Lubich e de São Francisco de Assis. Para a comunidade, a esperança é um carisma transformador, revelando-se na prática diária da caridade e nos serviços aos mais necessitados.
A força desse carisma da esperança está na sua aplicabilidade prática, especialmente no trabalho de recuperação de dependentes químicos. A experiência missionária da Família da Esperança tem sido positiva, como revelado pelo reconhecimento pontifício e diocesano.
Compreende-se que o trabalho na Fazenda da Esperança não é uma simples ocupação, mas uma vocação que o Senhor está doando, um carisma, o da Esperança. Na fala do fundador Frei Hans foi dado ênfase com prioridade no amor a “Jesus no Outro”, especialmente naqueles que mais sofrem. Aprendemos, por meio da espiritualidade da Unidade, que a melhor forma de responder ao amor de Deus é fazer a sua Vontade, que se manifesta na sua Palavra. Ao colocá-la em prática, descobrimos, desde os primeiros tempos de nossas vidas, que a frase do evangelho “a mim o fizestes” (Mt 25,40) era nossa especificidade, nosso modo de ser Filhos da Esperança”.
Nesse momento de encontro com a Família da Esperança sentimos o chamado que Deus nos faz, para trazer esperança àqueles que talvez não tenham mais sentido em suas vidas, é um chamado para amá-Lo nas pessoas que estão em situações de vulnerabilidade social.
Francirene Tomaz