Congresso das Novas Comunidades do Regional NE 1 reuniu diversos dons e carismas no último fim de semana

0

(Thais Helena – Redação Correio da Semana)
A Sede da Comunidade Católica Rainha da Paz, em Sobral, recebeu diversas comunidades pertencentes ao regional nordeste 1 e de outras regiões para o I Congresso das Novas Comunidades. Foi um momento onde estiveram reunidos diversos dons e carismas.
A Santa Missa de Abertura foi presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, presidente deste regional e bispo diocesano de Sobral. Concelebraram os Padres: Pe. Edinardo Gomes, Pe. Uli Endres, Monsenhor Timbó, Pe. Berg, Pe. Eufrázio Filho, Pe. João Paulo, Pe. Silvio Escopel, Responsável pela missão shalom em Fortaleza; e Pe. Marcelo, Diocese de Quixadá.
“Amados irmãos e irmãs, sejam coerentes. Só vivemos na coerência se formos capazes de escutar Deus. É necessário escutar o irmão, ser fraterno e evitar concorrências, competições. Viver em unidade na diversidade, respeitando as diferenças, a riqueza do espírito está justamente nas diferenças, e devemos respeitá-las. É importante crer que o espírito santo transforma vidas. Por isso a importância de possuir uma vida de oração, mas tenham cuidado para não fazerem da oração que é diálogo com Deus um monólogo, onde não ouvimos o que Deus quer de nós. Ás vezes falta o silêncio que é necessário”. Com essas palavras o bispo diocesano de Sobral, Dom Vasconcelos, refletiu sobre a importância da unidade entre os povos.
Após a homilia, foi proferido pelo chanceler da Cúria Diocesana, Pe. João Paulo, o decreto onde foi reconhecido pela Diocese de Sobral três novas comunidades. São elas: Coração de Maria (Sobral), Filhos de Sião (Marco) e Maranatha (Sobral). Os fundadores receberam o decreto das mãos de Dom Vasconcelos na companhia de seus co-fundadores. Ao final da celebração, a fundadora da Comunidade Coração de Maria, Fransquinha, fez uma oração de agradecimento na companhia de Lúcia, fundadora da Comunidade Filhos de Sião e de Araújo, fundador da Comunidade Maranatha. Houve um profundo momento de louvor a Deus por tamanha graça. Todas as comunidades que estiveram presentes para participar do congresso foram apresentadas e houve a consagração a Nossa Senhora. Dom Vasconcelos agradeceu as comunidades por toda a rede de apoio que elas proporcionam as paróquias, assim como aos Párocos pelo apoio e presença na celebração. “Todas devem ter um compromisso com os pobres, se não tivermos caridade nada somos. Louvamos a Deus por tudo que vocês realizam em favor dos pobres”. Finalizou Dom Vasconcelos e concedeu a benção.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *