EDUCAÇÃO E CIDADANIA •
Desenvolva Diariamente a Gratidão
Sinônimos de gratidão é agradecimento, reconhecimento, graça. Uma das atitudes que podemos exercitar sempre é agradecer, é dizer um muito obrigado às pessoas que nos fizeram algum favor ou mesmo nos deram uma atenção. Como é maravilhoso a gente fazer algum tipo de cortesia a uma pessoa e recebermos dela um reconhecimento, uma gratulação. Pois bem, se for o contrário, seja benevolente para com a pessoa e agradeça. Um muito obrigado não custa nada.
Para a psicologia, a gratidão é uma emoção positiva que envolve ser grato e agradecido aos acontecimentos da vida. Inclusive, essa emoção está associada a vários benefícios comprovados para a saúde mental e física. Uma pessoa que pratica a delicadeza, a ajuda, a fineza, vive bem melhor mental e fisicamente.
Portanto, seja dócil para com os outros, tenha gratidão, não fale mal de ninguém e não reclame, não murmure. Veja o que Jesus fala sobre murmuração. “Não espalhem calúnias no seu povo. Não se levantem contra a vida do seu próximo. Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar”.
Tenha sempre respeito com todas as pessoas no conviver. Principalmente com aquelas em que você convive diariamente, porque nesse conviver mais próximo você tem mais oportunidade de magoá-las.
Por isso, tenha cuidado com as palavras que você diz. Palavras que saem da sua boca podem ser caluniadoras. E essas próprias palavras prejudicam tanto à pessoa que você está atingindo quanto a você também. O mal não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca.
Quando somos caluniados temos de ter o cuidado para não revidar. E quando formos falar alguma coisa devemos pensar no que diz a mensagem “As Três Peneiras”. Veja a seguir:
“Um rapaz procurou Sócrates e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém. Sócrates ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou: o que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
Três peneiras? – Indagou o rapaz.
– Sim! A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer me contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo. Suponhamos que seja a verdade. Deve então, passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
Arremata Sócrates: Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu como você e seu irmão iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos, colegas do planeta”. (Autor Desconhecido).
Consequentemente, assim sendo, se você usar As Três Peneiras, você estará praticando a VERDADE, a BONDADE e a NECESSIDADE, e desta maneira, tudo isso está internamente ligado à gratidão. Esta, por conseguinte, deve ser desenvolvida na infância, para que as crianças compreendam desde cedo, esse fenômeno, esse sentimento que concorre para o bem-estar das pessoas.
É na educação informal que eu tanto falo em sala de aula e nas palestras que profiro, que as crianças devem receber a importância da gratidão, aprendendo a respeitar os outros e assimilando a praticar o muito obrigado, a ser grato. Gratidão é tudo de bom. Desenvolva diariamente a gratidão. E muito obrigado por ter lido este artigo.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).