Inscrições para Vestibular UECE
Universidade Estadual do Ceará recebe inscrições, até o dia 8 de abril, para Vestibular 2024.2, exclusivamente pela internet no site www.uece/cev. São ofertadas 2.322 vagas, das quais 1.222 para os cursos de Fortaleza e 1.094 para as unidades da Uece no interior do estado.
Na ficha eletrônica, o candidato indicará o curso e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) de sua escolha. As provas da primeira fase acontecerão em 28 de abril. Já as provas da segunda fase serão nos dias 19 e 20 de maio, domingo e segunda-feira, respectivamente.

21º Prêmio Sesc de Literatura
A 21ª edição do Prêmio Sesc de Literatura está com inscrições abertas, até 22 de abril, para obras inéditas. A premiação acrescentou uma nova categoria, a de Poesia, e está oferecendo R$ 30 mil para os vencedores, que também terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio.
As produções serão analisadas por comissões julgadoras de todo o País, formadas por escritores, jornalistas e críticos literários. A avaliação será de modo anônimo tanto dos autores quanto do júri. Inscrições de forma on-line, no site do projeto ( https://www.sesc.com.br).

Festival Internacional de Choro

Show de Carlinhos Patriolino e o Choro Cabuloso na Europa
O grupo formado por Carlinhos Patriolino e o Choro Cabuloso chega à Europa este mês, com sotaque e ritmos do Ceará, para participação no 20º Festival Internacional de Choro de Paris. Neste ano, em fevereiro, o gênero musical foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil.
No domingo (31 de março), no palco estrangeiro os cearenses apresentarão “Vivências”, que é uma homenagem ao último álbum do multi-instrumentista Carlinhos Patriolino e uma de suas canções. Local do show: Maison du Brasil, 7 Bd Jourdan 75014 Paris, Cité Universitaire.

Bienal Internacional de Dança
O que o envelhecimento significa para a dança? E quais políticas públicas existem para combater o etarismo nas artes? São questões que guiarão todos os passos da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará. Evento teve início no dia 28 de março e segue até 7 de abril.
O projeto tem programação em cinco cidades, com espetáculos, oficinas e vivências em Fortaleza, Paracuru, Pacatuba, Itapipoca e Trairi, com destaque para a questão do envelhecer bailando. O recorte, além de generoso, abraça nomes de várias partes do Brasil e do mundo.

APCA de Melhor Dramaturgia
O dramaturgo, escritor, poeta e compositor Alan Mendonça tem trajetória guiada sempre pela palavra. Da estreia na dramaturgia com a peça As Luzes, de 2000, artista cearense chega em 2024 com o Prêmio APCA de Melhor Dramaturgia, da Associação Paulista de Críticos de Arte.
O reconhecimento recebido foi pelo texto do “Boi Mansinho e a Santa Cruz do Deserto”, do Grupo Clariô, de Taboão da Serra (SP), em parceria com os artistas Cleydson Catarina, Naruna Costa e Uberê Guelé. Agora, em março, a música do espetáculo ganhou o Prêmio Shell.

Dica da Coluna
Leia o Blog do Edilson (www.blogdoedilson.com.br): Cultura, educação, política e utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *