Feira de produtos agroecológicos movimenta a Praça do Rosário

0

Na quinta-feira (12), foi realizada uma feira de produtos agroecológicos na praça do Rosário, localizada no Centro de Sobral. O agroecológico carrega a base de não utilizar defensivos agrícolas na lavoura, apontados pela comunidade científica como um risco à saúde pública. Segundo os vendedores, os alimentos são produzidos de uma maneira natural, livre de agrotóxicos.
12 produtores da agricultura familiar da Zona Rural, disponibilizam em suas bancas; castanha, seriguela, verduras, mel, farofa de galinha caipira, bolos de macaxeira, ovos caipiras e até peixes. De acordo com a vendedora Maria José, as pessoas ainda optam pelo produto do mercado, pois não conhecem os benefícios de seu produto. “Esses produtos grandes de mercado estão cheio de agrotóxico. Vendo limão, castanha e vendo também quando tem a safra de caju e manga”, diz.
A iniciativa é realizada pelo Centro de estudos do trabalho e assessoria ao trabalhador (CETRA) e Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, com o apoio da Prefeitura Municipal de Sobral.
Para a Técnica de campo do Cetra, Luciana Magalhães, os produtores da agricultura familiar, comercializam os produtos com um preço justo para o consumidor final. “Eles trazem tudo limpo de veneno. A gente tem esse controle, uma certificação social que são as reuniões para fazer a troca de experiência entre agricultores e agricultoras, para se certificar que eles estão trazendo à feira um produto livre de agrotóxicos”, Luciana Magalhães ainda ressalta que os produtos são agroecológicos e não orgânicos que, geralmente tem um preço mais elevado.
De acordo com Maria Julia, cliente assídua da feira, o gosto do produto é um diferencial. “A gente adoece com essas coisas que a gente come, que não é livre de agrotóxicos. Sempre acompanhei essa feira, quando eu era feirante, só comprava minhas compras na serra pois era natural”, conta.

Serviços
A Feira Agroecológica Solidária é sempre realizada na segunda quinta-feira do mês, na praça de Cuba, em exceção ao dia 12, que aconteceu na Praça do Rosário em razão do seu lugar original estar recebendo o Festival de Flores de Holambra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *