Frei Sérgio Viana é o novo reitor do Santuário São Francisco em Sobral

0

Na alegria de receber um novo reitor, os fiéis estiveram no Santuário São Francisco de Assis em Sobral na tarde deste sábado (21/01) para a Santa Missa de Posse Canônica de Frei Sérgio Viana. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos.
A celebração contou com a presença de alguns sacerdotes e confrades, sendo eles: Pe. Agnaldo Temóteo, vigário geral e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio; Pe. João Paulo, chanceler da Cúria Diocesana e pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – SÉ Catedral; Pe. Uli Endres, vigário paroquial da Paróquia da Sé; Frei Wellington e Frei Domingos, ambos confrades deste santuário. O rito de posse iniciou com o juramento de fidelidade, na qual o frade promete em todas as verdades de fé da Igreja, honrá-las e ensiná-las. Em seguida, foi lida a provisão canônica da Província Franciscana do Ceará e da Diocese de Sobral. Como parte do rito de posse, Frei Sérgio recebeu das mãos do bispo diocesano o evangeliário para anunciar o evangelho.
Em sua homilia, Dom Vasconcelos refletiu sobre o chamado vocacional. “O senhor não chama os capacitados, ele capacita os escolhidos. O evangelho de hoje é profundamente vocacional, pois, assim como Jesus chamou os discípulos e eles deixaram tudo, o senhor veio novamente e continua chamando, chamou Frei Sérgio que estava em Fortaleza e veio cumprir essa missão em sua terra natal, aqui em Sobral, neste santuário. A igreja de Jesus Cristo não pode ser uma igreja que fica à espera daqueles que chegam, mas uma igreja em saída que tenha pessoas dispostas ao chamado. O senhor nos chama, porém, ele deposita em nós a graça. O rito de posse é como se fosse Jesus entregando a graça ao sacerdote, e com isso ele faz Jesus amado e conhecido. Que Deus conceda a Frei Sérgio Viana a graça que ele mais necessita para tocar os corações mais endurecidos para que sejamos uma igreja que caminhamos juntos, portanto, temos uma meta e destino que é Jesus, o céu”.
Dando continuidade ao rito, a cerimônia seguiu ainda com os ritos da renovação dos votos de obediência do frade ao bispo, entrega das chaves da igreja, sacrário e estola roxa. Ao final da celebração, adentraram ao santuário representações dos grupos desejando assim boas vindas ao novo reitor.
Frei Sérgio rendeu graças a Deus por retornar a sua cidade natal após 30 anos, e agora para residir no santuário. “Quero aqui, entregar nas mãos da Divina Providência os meus projetos e realizações pessoais e pastorais, no mesmo instante em que convoco a comunidade presente para que possamos ter mais proveito em realizarmos algo além de nossas pretensões nesta nova missão”, disse Frei Sérgio. Desta forma, agradeceu a presença dos sacerdotes, confrades, religiosas, ao bispo diocesano pela acolhida digna e solene na liturgia e a todo o povo de Deus que esteve presente.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *