Frutas e hortaliças movimentam R$ 60 bi nas ceasas

0

Números são referentes ao ano passado, que teve aumento de 32,57% em relação ao período anterior.

A movimentação de frutas e hortaliças durante o ano passado, nos mercados atacadistas, ficou estável em relação ao registrado em 2021 chegando a 17,5 milhões de toneladas. Este volume negociado representou R$ 61,8 bilhões movimentados na economia brasileira, aumento de 32,57% quando comparado com valor transacionado em 2021. Os dados, divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), se referem à comercialização registrada dos produtos em 2022 nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país.

De acordo com o balanço, esse desempenho foi influenciado tanto pela menor oferta dos produtos no atacado como também pelo aumento dos preços praticados, explicado, em parte, pela alta nos custos de produção. No caso das hortaliças, as quantidades de produtos comercializados nas Ceasas tiveram uma redução de 1,46% na comparação com 2021. Destaque para o subgrupo das folhosas, que registrou o maior percentual de queda, principalmente no primeiro trimestre de 2022, época em que a oferta foi prejudicada pelas chuvas registradas em importantes áreas produtoras.

No caso das frutas, as análises demonstram que não houve recuperação da comercialização destes produtos em relação ao período pré-pandemia. O ano de 2022 fechou com pequeno descenso de 3,8% na quantidade total comercializada em relação a 2021 e de 4,3% se a comparação for com 2020, com quedas mais intensas nos meses de junho, julho e agosto.

 

 

Por Márcio Gomes (Redação Jornal Correio da Semana)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *