Presbíteros e Leigos participam de IX Encontro Regional de Liturgia
O Regional Nordeste 1 da CNBB realizou de 19 a 21 de julho, o IX Encontro Regional de Liturgia, no Seminário Arquidiocesano São José em Fortaleza/CE. Neste ano foi discutido a temática sobre o Ministério da Palavra.
Tendo em vista a grande necessidade de promover a formação de leigos e leigas para exercer tal ministério, o momento formativo foi propício para reflexão e aprendizado sobre este ministério tão necessário para a Igreja, sobretudo as comunidades que não têm a celebração eucarística aos domingos, e assim podem proporcionar ao povo de Deus, a celebração do Dia do Senhor, com pessoas preparadas para tão importante missão de anunciar e refletir a Palavra de Deus.
Dom Edimilson Neves, bispo diocesano de Tianguá e referencial para a Liturgia do regional, esteve presente e enfatizou a importância da presença significativa de representantes de todas as dioceses neste encontro, destacando a participação de mais de 80 pessoas.
O encontro teve como assessor, Pe. Thiago Faccini Paro, mestre em teologia e especialista em liturgia. Da Diocese de Sobral participaram presencialmente: Pe. Lucione Queiroz, coordenador diocesano de liturgia e membro da comissão de liturgia do regional; Diácono Cândido Aguiar, Paróquia da Sé e coordenador do Conselho de Diáconos Permanentes; José Edson Batista Martins Moreira, Francisco Kleber Martins Timbó, Luiza Lana Pontes Martins e José Jardele Oliveira.
E de modo híbrido: Pe. Francisco Eduardo, administrador paroquial da Paróquia de São João Batista em Celsolândia; Maria Edivalda de Sousa, Socorro Carvalho Vasconcelos, Maria Socorro Laurindo Vasconcelos, Maria Lúcia dos Santos, Francisca Maria Araújo, Julia Neta de Menezes, Gilvan Costa do Carmo, Fábio Ferreira da Silva e Manoel dos Santos Gomes.
“Estamos percorrendo uma caminhada de oito anos e gradativamente continuamos crescendo, subindo degraus no itinerário litúrgico em nosso regional. Falar sobre o ministério da palavra, é falar sobre o carro-chefe de toda a vida cristã de cada um de nós, que é ser anunciador da palavra, deste ministério que nos é dado desde o batismo”, enfatizou Padre Lucione durante o encontro.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana