Projeto de música da Universidade Federal do Ceará (UFC) auxilia no aprendizado de estudantes em Sobral
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio. O uso correto da música pode dar bons resultados na sala de aula. Em Sobral, uma iniciativa do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC) fundou o projeto Música na Escola, o qual envolve jovens das escolas públicas municipais em recitais didáticos.
A ação tem a coordenação dos professores Marcelo Mateus e João Emanoel, e ainda conta com o apoio da Secretaria da Educação de Sobral, a qual incluiu em seu projeto pedagógico a realização dos recitais às sextas-feiras nas escolas públicas municipais. Desde 2018, quando teve início esta parceria, já foram realizados mais de 40 recitais didáticos, que englobam apresentação musical, percussão corporal e roda de conversa, contemplando 40 escolas e mais de 5.700 estudantes. Um dos objetivos é ampliar o universo musical de crianças e adolescentes.
De acordo com o professor Marcelo Mateus, coordenador do eixo de Recitais Didáticos da UFC, “O projeto surgiu da possibilidade de integrar a produção artística ligada ao curso através de seus projetos de extensão universitária em apresentações para as escolas de Ensino Fundamental II, foco maior do licenciado.”
O Projeto Música na Escola é uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Música da UFC em Sobral e foi criado com o objetivo de levar recitais didáticos para as escolas de ensino básico de Sobral com apresentações de grupos artísticos ligados à Universidade Federal do Ceará, especialmente derivados de atividades do curso de Música.