Retiro dos Presbíteros 2024: Momento de renovação interior para continuar a missão

0

Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, aconteceu o retiro anual dos presbíteros da Diocese de Sobral, novamente em Camocim. Neste ano, o retiro foi conduzido por Dom José Ruy Gonçalves Lopes, OFMCap, bispo diocesano de Caruaru/PE.
O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.
Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores, tais como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral.
Dom Vasconcelos disse que assim como Jesus retirou-se no deserto por quarenta dias, os presbíteros também sentem essa necessidade de silenciar para melhor ouvir a Deus. Agradeceu a Dom Ruy que os fez mergulhar na profundidade do mistério em que vivem e os fez chamar a conversão. Deste modo, sentiram-se mais próximos e fortalecidos. O bispo agradeceu ainda a todos os que rezaram pelos presbíteros durante essa semana em que estiveram reclusos.
O pregador, Dom José Ruy, disse estar alegre por concluir essa semana de retiro após meditação sobre a escuta, o amor de Deus, e como podemos servir melhor ao Senhor e ao povo santo. Repleto de gratidão, o bispo concedeu uma benção aos diocesanos e aos presbíteros.
O retiro finalizou na manhã do dia 23 de fevereiro com a Missa de Encerramento presidida por Dom José Ruy. Os presbíteros retornaram as suas atividades pastorais com o coração renovado pelo ardor missionário e certos da condução do espírito santo em suas missões.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *