Seminário Regional de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 é realizado em Fortaleza

0
CARITAS EM FORTALEZA (1)

Entre 06 e 08 de dezembro, aconteceu o Seminário Regional de Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 no Seminário Arquidiocesano São José de Filosofia em Fortaleza/CE.

De acordo com a CNBB, em 2025, motivados pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral, foi escolhido o tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Em oito edições foram abordadas essa temática.
A formação teve como objetivo destacar a importância do tema da Campanha da Fraternidade 2025 e a mobilização da sociedade e igreja, pois a edição, convida para o cuidado com a casa comum, promovendo uma conversão individual e coletiva, que contemple também a dimensão ecológica.
Estiveram presentes representantes das nove dioceses do Ceará, incluindo a arquidiocese, equipes de campanhas, membros do pilar da caridade e outros organismos. Da Diocese de Sobral esteve presente o diácono José Maria, coordenador da Cáritas Diocesana de Sobral, seminarista Ygor Leonardo, do Seminário de Teologia; Julius Marcon, coordenador do Pilar da Caridade e Jackson Souza, membro da Pascom Diocesana.
Teve como assessor o padre Jean Poul Hansen, coordenador de Campanhas da CNBB Nacional. Destaca-se também a participação do secretário executivo do Regional NE1, Pe. Marcelândio Gomes e do coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Watson Façanha.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *