Solenidade de Outorga da Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos ao Dr. Francisco de Assis Vasconcelos Arruda
Ontem, 12 de julho de 2024, a Academia Sobralense de Estudos e Letras-ASEL realizou em seu auditório, no MESS, Sessão Solene para outorga da Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos ao seu Acadêmico Dr., escritor e genealogista, Francisco de Assis Vasconcelos Arruda.
A Medalha Acadêmico Ribeiro Ramos é a maior comenda criada pela ASEL e se destina à altas personalidades rigorosamente escolhidas pela Diretoria da agremiação. O Dr. Assis Arruda, como gosta de ser chamado, é o nono felizardo a ser contemplado com a cobiçada Medalha.
A mesa de honra fora composta pelo Presidente de Honra da Academia, Professor e Acadêmico Dr. João Edison de Andrade, pelo Acadêmico e Escritor Arnaud de Holanda Cavalcante, Presidente da ASEL, pela Profa. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante, Vice-Presidente da ASEL, pelo Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Júnior, Chanceler das Faculdades INTA e Deputado Estadual, pelo Acadêmico Dr. Francisco de Assis Vasconcelos Arruda, o homenageado, pelo Acadêmico José Ferreira Portella Netto, decano da ASEL, pela empresária Marieta Ramos Arruda Rosenthal, representante da família Ribeiro Ramos e pelo Acadêmico e escritor José Joab Aragão, Secretário da ASEL.
A seguir o Mestre de Cerimônia, Liduino Sá, anunciou a entrada triunfal do homenageado ao recinto; momento de grandes aplausos.
Os familiares, os amigos, os Acadêmicos da Academia Sobralense de Estudos e Letras-ASEL, da Academia de Massapê e da Academia de Ipu, além de várias autoridades e vários Sócios Correspondentes deste Silogeu, lotaram o auditório para prestarem homenagem ao pretenso medalhista.
Após a Composição da mesa de honra, o Presidente abriu oficialmente os trabalhos, e, a seguir, fora executado o Hino Nacional.
A saudação ao agraciado ficou por conta da Vice-Presidente da ASEL, Professora Chrislene, que lembrou passagens de sua infância e fez uma retrospectiva de suas conquistas. Realmente uma fala que empolgou a todos e que trouxe visíveis emoções ao homenageado.
Dando continuidade á solenidade, o Presidente e o Presidente de Honra da ASEL fizeram a entrega da Medalha e do Diploma ao Dr. Francisco de Assis Vasconcelos Arruda que foi ovacionado e novamente tocado pela emoção.
Já com a Medalha aposta no peito o Dr. Assis Arruda proferiu o seu discurso de agradecimento ao Presidente da ASEL e aos seus amigos acadêmicos, inclusive aos seus familiares e a todos que se fizeram presentes a tão pomposo momento.
A empresária Marieta Ramos Arruda Rosenthal, representando a família Ribeiro Ramos, agradeceu a homenagem ao seu imortal genitor, visto que a Medalha tem o seu nome e ainda leva a sua imagem fixada eternamente nela.
Logo após sua fala o Dr. Assis Arruda lhe entregou um opúsculo, ainda no prelo, que narra a vida do casal Dinorah Tomaz Ramos e João Ribeiro Ramos.
Após esses momentos tão cheios de significados para a Academia, a Sra. Maria Alice Arruda, emocionada, fez uso da palavra para lembrar momentos passados ao lado do casal Dinorah e João Ribeiro Ramos que eram seus tios.
Já no final, o Presidente, Arnaud de Holanda Cavalcante, fez a entrega da 2ª via de um diploma de Sócio Correspondente ao Senhor Benedito Vasconcelos Mendes que, ao recebê-lo, falou, brevemente, agradecendo. Pari passu o Secretário, Acadêmico José Joab Aragão, leu a Ata do evento que a seguir foi assinada garantindo assim a sua autenticidade
A parte musical ficou por conta da musicista e parceira da ASEL, Professora Ivana Sá, que brilhou executando vários clássicos, alguns deles animados pela voz da soprano Zélia Cantante.
Assim, depois de tantos momentos festivos, o Presidente solicitou que todos cantassem parabéns ao homenageado e encerrou a solenidade convidando a todos para um gostoso coquetel.