Em Sobral, multidão participa da 40ª Coroação da imagem de Nossa Senhora na Boullevard do Arco

0
WhatsApp Image 2024-06-01 at 15.01.32

Os católicos sobralenses participaram neste dia 31 de maio, da 40ª edição da Coroação da imagem de Nossa Senhora no Arco de Nossa Senhora de Fátima. O evento celebra Jubileu de Esmeralda e neste ano trouxe como tema: “Com Maria, unidos em oração”.
O monumento do Arco de Nossa Senhora de Fátima foi uma iniciativa de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral e maior benfeitor do município, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal em 1953. Essa pedra sagrada, localizada no coração da cidade foi e é palco de grandes momentos históricos, sobretudo, a Coroação da imagem de Nossa Senhora anualmente celebrada no último dia do mês de maio.
A programação iniciou com o santo terço, onde a comunidade de fé meditou os mistérios dolorosos e em seguida teve início a Santa Missa presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral.
A missa foi concelebrada por: Monsenhor Agnaldo, bispo eleito da diocese de Garanhuns/PE; Pe. Berg, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; Pe. Denilson de Sousa, reitor do Seminário de Filosofia São João Paulo II e vigário paroquial da Paróquia da Sé; Pe. Bruno de Araújo, reitor do Seminário Propedêutico São José; Pe. Livandro Monteiro, comunidade Shalom; Pe. Uli Endres, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima; Pe. Eufrázio Filho, capelão da Capela do Menino Deus; Pe. Lucas Moreira, administrador paroquial da Paróquia de São José; Pe. Erivaldo Prado, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e Frei Edmilson, frade capuchinho do Santuário São Francisco. Serviram ao altar os diáconos: Cândido Aguiar e Júnior.
A liturgia do dia relembra o dia da Visitação de Nossa Senhora a sua prima, Santa Isabel. Inspirado por esse chamado ao serviço de Maria que prontamente se colocou a disposição de sua prima e de toda a humanidade, Dom Vasconcelos falou aos diocesanos sobre a missão da igreja.
“O senhor é o rei dos reis, e Maria é nossa rainha. Estamos celebrando hoje o jubileu de esmeraldas, 40 anos deste dia emblemático celebrado aqui no Arco. Deus vem nos visitar, trouxe para nós a força em Maria, que se colocou a serviço de Isabel para servi-la e essa deve ser a missão da igreja: servir”, disse.
O rito da coroação teve início após a homilia, onde houve uma apresentação organizada pelo ministério de dança da Comunidade Rainha da Paz. A coroa foi trazida por três crianças que representavam os três pastorinhos de Fátima, e Dom Vasconcelos coroou a imagem.
No findar da celebração, o clero presente consagrou a cidade de Sobral a Nossa Senhora.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *