Em Sobral, multidão participa da 40ª Coroação da imagem de Nossa Senhora na Boullevard do Arco
Os católicos sobralenses participaram neste dia 31 de maio, da 40ª edição da Coroação da imagem de Nossa Senhora no Arco de Nossa Senhora de Fátima. O evento celebra Jubileu de Esmeralda e neste ano trouxe como tema: “Com Maria, unidos em oração”.
O monumento do Arco de Nossa Senhora de Fátima foi uma iniciativa de Dom José Tupinambá da Frota, primeiro bispo de Sobral e maior benfeitor do município, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal em 1953. Essa pedra sagrada, localizada no coração da cidade foi e é palco de grandes momentos históricos, sobretudo, a Coroação da imagem de Nossa Senhora anualmente celebrada no último dia do mês de maio.
A programação iniciou com o santo terço, onde a comunidade de fé meditou os mistérios dolorosos e em seguida teve início a Santa Missa presidida por Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral.
A missa foi concelebrada por: Monsenhor Agnaldo, bispo eleito da diocese de Garanhuns/PE; Pe. Berg, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; Pe. Denilson de Sousa, reitor do Seminário de Filosofia São João Paulo II e vigário paroquial da Paróquia da Sé; Pe. Bruno de Araújo, reitor do Seminário Propedêutico São José; Pe. Livandro Monteiro, comunidade Shalom; Pe. Uli Endres, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima; Pe. Eufrázio Filho, capelão da Capela do Menino Deus; Pe. Lucas Moreira, administrador paroquial da Paróquia de São José; Pe. Erivaldo Prado, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio e Frei Edmilson, frade capuchinho do Santuário São Francisco. Serviram ao altar os diáconos: Cândido Aguiar e Júnior.
A liturgia do dia relembra o dia da Visitação de Nossa Senhora a sua prima, Santa Isabel. Inspirado por esse chamado ao serviço de Maria que prontamente se colocou a disposição de sua prima e de toda a humanidade, Dom Vasconcelos falou aos diocesanos sobre a missão da igreja.
“O senhor é o rei dos reis, e Maria é nossa rainha. Estamos celebrando hoje o jubileu de esmeraldas, 40 anos deste dia emblemático celebrado aqui no Arco. Deus vem nos visitar, trouxe para nós a força em Maria, que se colocou a serviço de Isabel para servi-la e essa deve ser a missão da igreja: servir”, disse.
O rito da coroação teve início após a homilia, onde houve uma apresentação organizada pelo ministério de dança da Comunidade Rainha da Paz. A coroa foi trazida por três crianças que representavam os três pastorinhos de Fátima, e Dom Vasconcelos coroou a imagem.
No findar da celebração, o clero presente consagrou a cidade de Sobral a Nossa Senhora.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana