A missão da Igreja

Dois milênios se passaram desde a Encarnação do Verbo de Deus, e a Igreja permanece fiel ao mandato missionário de seu Mestre e Senhor. No transcorrer dos séculos, ela continua a atualizar a mensagem do Evangelho, sendo um sinal da salvação que Deus oferece ao mundo. O discipulado se destaca como o elo mais importante entre todos os batizados, chamados a testemunhar no mundo a fé cristã, em palavras e obras.
Desse modo, a Igreja ilumina o mundo e deixa suas marcas na história da humanidade, sobretudo por sua missão salvífica de ser instrumento do reinado de Deus. Essa missão se realiza no mundo e envolve todas as dimensões da vida. Temos um Deus que se encarnou a assumiu a humanidade. Isso responsabiliza a Igreja a voltar-se para tudo o que diz respeito ao ser humano e à vida.
Ela não se preocupa apenas com a salvação da alma, nem com a salvação apenas depois da morte. Ela assume a missão de salvar o ser humano. Começa aqui e envolve a totalidade da vida. Por isso, a Igreja não pode ser indiferente ao mundo, com seus problemas e desafios.
Sua missão é marcar os caminhos da sociedade com a força transformadora do Evangelho. Tudo aquilo que Jesus fez e ensinou deve ser, antes de tudo, o parâmetro da atuação da Igreja. Assim, ela atualiza essa mensagem através dos discípulos de Jesus de cada tempo e de cada lugar.
Nesse sentido, a sucessão apostólica é um claro sinal da continuidade da missão e da fidelidade ao Evangelho. Por isso, cada novo papa deve ser acolhido com alegria e esperança. É uma sucessão ininterrupta protagonizada pela ação do Espírito Santo. Cada um, a seu tempo, torna-se porta-voz da Boa-Nova de Jesus. Por isso, a Igreja envolve-se em ações concretas: obras de misericórdia, promoção da dignidade humana, compromisso com os pobres, e defesa da paz e da justiça.
Tudo isso embalado pela diversidade de dons, carismas e ministérios, unificados no seguimento de um mesmo Mestre. Seus ensinamentos não podem ser esquecidos, pois traduzem valores e favorecem a vida abundante que Deus tem a oferecer a todos os homens. Em nossos dias, em nosso tempo, que brilhe a luz daqueles que seguem Jesus, e que floresçam as sementes do Reino de Deus.



