Café Jaibaras celebra 1 ano como Museu Orgânico com show de Joquinha Gonzaga

No dia 15 de março de 2025, o Café Jaibaras, um dos mais emblemáticos espaços de Sobral, celebrou seu primeiro ano como Museu Orgânico, com uma programação especial. A festividade aconteceu no histórico Becco do Cotovelo, local que abriga o Café e que é reconhecido como ponto de encontro e efervescência cultural na cidade.
O grande destaque da comemoração foi a apresentação do cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho e herdeiro musical de Luiz Gonzaga, que subiu ao palco ao meio dia para um show gratuito repleto de forró autêntico e memórias do legado do Rei do Baião. Logo após, Dore do Acordeon continuou a animação com sua apresentação musical.
Fundado em 1978 por Expedito Vasconcelos, o Café Jaibaras se consolidou como um símbolo de tradição em Sobral, servindo não apenas como um local para desfrutar de uma boa xícara de café, mas também como um ponto de encontro para conversas animadas, celebrações, amizades e histórias compartilhadas.
Em março de 2024, o espaço foi revitalizado como um Museu Orgânico, por meio de uma parceria com o Sistema Fecomércio, através do Sesc Ceará e a Fundação Casa Grande, trazendo um acervo diverso de artefatos, fotografias e histórias que preservam e valorizam a cultura cafeeira e a identidade local. A empresária e proprietária do Café Jaibaras, Lurdinha Vasconcelos, fez uma homenagem especial às mulheres, durante todo este mês de março.
Lá, os visitantes exploraram a história do Café e apreciaram a contribuição da família Vasconcelos para essa tradição, bem como a importância do Becco do Cotovelo na identidade da cidade em uma experiência imersiva na cultura local.
Serviço: Aniversário Museu Orgânico Café Jaibaras



