Cidadãos Conscientes de Educação Política
O Bairro Sinhá Sabóia, localizado a 6 km do centro de Sobral tem características urbanas de periferia, uma população com mais de 35 mil habitantes, uma área de abrangência de zona rural, onde cerca de 40% dos habitantes são jovens, estando muitas vezes sob situação de risco, expostos às drogas, à marginalidade e à exploração sexual.
A formação política é um assunto desconhecido por muitos deles, que não veem a importância da finalidade e das consequências do exercício do voto como processo de tomada de decisão.
Temos a oportunidade, através deste projeto de formar cidadãos mais conscientes, competentes e habilitados para modificarem tal situação no contexto político-social em que se encontram.
O objetivo geral do projeto é promover a educação político-social, estimulando os adolescentes de 12 a 17 anos ao exercício da cidadania e do voto consciente.
Os objetivos específicos são: favorecer a participação do adolescente na construção do processo de educação política; estimular o adolescente ao exercício da cidadania tendo como referência a Constituição Federal, (direitos e deveres); divulgar a relevância do Estatuto da Criança e do Adolescente no desenvolvimento de políticas públicas, voltadas para os jovens.
Temos como metas: formar 729 multiplicadores cidadãos conscientes de educação política; alistar 100% dos adolescentes de 16 e 17 anos do bairro e distritos adjacentes.
Na nossa metodologia utilizaremos como estratégia o método Pé-de-Galinha em seis etapas. Os 03 coordenadores do Núcleo Gestor de uma escola elaborarão o projeto. Na segunda etapa, cada um dos três coordenadores habilitarão 03 professores, perfazendo um total de 09 pessoas envolvidas. Na terceira etapa, cada um dos nove professores tornarão aptos três alunos somando assim, 27 multiplicadores. Na quarta etapa, cada um dos vinte e sete capacitarão mais três alunos, somando 81 multiplicadores. Na quinta etapa, serão 243 multiplicadores capacitados que por sua vez, na sexta etapa farão o mesmo dos anteriores, tendo no final 729 multiplicadores cidadãos conscientes de educação política.
As capacitações dos multiplicadores serão realizadas através de oficinas pedagógicas com utilização de álbum seriado e seminário tendo como recursos humanos o Núcleo Gestor, professores, funcionários, alunos, pais e lideranças comunitárias.
As ações: serão iniciadas através de divulgação nos jornais, panfletos, rádios e mídias em geral; alistamento eleitoral das pessoas de 16 e 17 anos; capacitação dos professores multiplicadores; oficina geral para a formação de alunos multiplicadores; aplicação de questionários aos alunos e segmentos multiplicadores; Seminário de Educação Política e Cidadãos Conscientes; e, apresentação do projeto no Centro de Convenções.
Prof. Salmito Campos (jornalista e radialista).