Diocese de Sobral celebra a Ordenação de dois novos presbíteros na Sé Catedral

0
DISCURSO DE EDUARDO E GEFESON

DISCURSO DE AGRADECIMENTO

Excelência Reverendíssima Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de nossa Diocese de Sobral;

Excelência Reverendíssima Dom Agnaldo Timóteo, bispo da Diocese de Garanhuns e filho desta Igreja Particular;
Reverendíssimo Padre Raimundo Nonato Timbó, vigário geral de nossa diocese; em sua pessoa, saudamos todos os presbíteros de nossa diocese aqui presentes.
Reverendíssimo Padre Antônio Eudes Cruz, reitor que nos acompanhou em grande parte de nossa caminhada no seminário; em sua pessoa, saudamos todos os padres formadores.
Reverendíssimo Padre Antônio Luzia; em sua pessoa, saudamos todos os presbíteros vindos de outras dioceses.
Reverendo Diácono José Leandro; em sua pessoa, saudamos todos os diáconos aqui presentes.
Estimados religiosos, religiosas e seminaristas;
Amados irmãos na fé em Cristo Jesus!
O Senhor, em seu eterno amor nos criou para Si! Assim, nos chamou para uma consagração total a Ele, pois mesmo antes da nossa formação no ventre de nossas mães nos elegeu e nos consagrou. Seu chamado foi acompanhado por uma sedução no seu amor e na sua misericórdia para que, em atenção à palavra do Eterno Sacerdote, Jesus Cristo, lancemos as redes e espalhemos o Evangelho da salvação. Agora como presbíteros, somos enviados em missão para anunciarmos a Esperança que não confunde o coração do ser humano e convida-nos a sermos canais da graça divina. Sabendo que o Senhor se utiliza de instrumentos insuficientes, estamos convictos que somos chamados a vivermos n’Ele participando do seu sacerdócio. Eis-nos aqui, Senhor, envia-nos!
Com os nossos corações cheios de gratidão, manifestamos nosso afeto e atenção a aqueles que durante muito tempo rezaram por nós e caminharam conosco.
Agradecemos aos nossos pais José Rocha da Silva e Antônia Elizabeth (meus pais); Leôncio e Maria Lucineide (pais do Pe. Eduardo), que nos deram a vida. Hoje vocês nos entregam de modo definitivo à Igreja de Cristo; “De graça recebeste, de graça deveis dar” (Mt 10,8).
Aos nossos irmãos expressamos gratidão pela irmandade e pelo carinho constante.
Aos demais familiares, obrigado pela presença e oração.
Bendigamos a Deus pelas nossas paróquias de origem: Paróquia Santo Antônio de Pádua em Cariré e Imaculada Conceição em Hidrolândia. Lugar onde demos os primeiros passos no serviço a Cristo e ao seu povo.
Ainda agradecemos as paróquias pelas quais nós passamos e nos ajudaram no nosso itinerário formativo. Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Coreaú; Paróquia Imaculada Conceição em Meruoca; Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Frecheirinha; Paróquia São João Bosco em Belo Horizonte-MG; Paróquia Imaculada Conceição em Pedro Leopoldo-MG; Paróquia Santa Luzia em Santa Luzia-MG; Paróquia Jesus, Maria e José em Fortaleza.
De modo especial, ainda agradecemos a Deus pelas paróquias de estágio: Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Taperuaba e Paróquia São Francisco de Assis em Forquilha. Essas paróquias foram para nós lugares de crescimento pastoral e experiência de Deus. Aos párocos Pe. Fábio Gomes e Gérson Luiz, gratidão por caminhar sempre conosco!
Agradecemos aqueles que foram nossos formadores: Pe. Jocélio, Pe. Denilson, Pe. João Paulo, Pe. Fábio Gomes, Pe. Bruno, Pe. Samoel e Pe. Eudes. Obrigado por nos conduzir ao caminho necessário que nos trouxe até aqui.
Aos seminaristas que estiveram conosco ao longo deste tempo, desejamos, de coração, que perseverem na vocação e sejam fiéis ao chamado que Deus vos fez.
Aos amigos de longe e de perto, nossa gratidão pelas orações e carinho sincero. De modo muito especial, agradecemos a presença sempre amiga dos mineiros: hoje, o casal Sr. Emar e Sra. Joanice (que chamamos carinhosamente como Dona Jô), e a Simone Ruth. Aos amigos presbíteros e diáconos que vieram de outras igrejas particulares, obrigado pela presença fraterna.
Aos que estão servindo nesta celebração, obrigado pelas mãos generosas. Deus vos conceda ânimo ainda mais para o serviço ao Senhor.
Manifestamos nossa gratidão ao pregador do retiro preparatório para a ordenação, Pe. Ítalo Arcanjo. Agradecemos por nos conduzir ao “Monte Tabor”, para estarmos com Nosso Senhor e bebermos abundantemente de sua graça, afim de nos transfigurarmos n’Ele.
Aos irmãos presbíteros, agradecemos desde já pela acolhida. Estamos entrando no presbitério para caminharmos juntos e para anunciarmos o Evangelho de Jesus Cristo.
Nossa gratidão ao nosso pastor diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, por nos acolher e nos mostrar sempre o desejo de Deus para nossas vidas. A grande alegria de uma mãe e de um pai, é o nascimento de um filho. De igual modo, uma das grandes alegrias de um bispo é ordenar um padre, aquele que será seu colaborador na ordem episcopal. Obrigado pela sua paternidade e conte conosco!
Que a Virgem de Lourdes nos mostre sempre o caminho de Jesus, o Bom Pastor, para que no meio da grei possamos ser fieis ao sacerdócio de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *