Do clero sobralense, um novo bispo para a Diocese de Garanhuns/PE

0
Após a homilia, conforme o costume dos Santos Padres, houve o propósito do eleito, onde Monsenhor Agnaldo foi interrogado. Dando continuidade, todos ajoelharam-se e Monsenhor Agnaldo prostrou-se durante a Ladainha invocando a proteção dos santos. O bispo ordenante juntamente com os demais bispos impuseram as mãos sobre a cabeça do eleito.
De acordo com o Rito de Ordenação, a imposição das mãos é a matéria do Sacramento da Ordem. Esse gesto vem dos tempos apostólicos, significa a efusão do Espírito Santo para a consagração do novo bispo. A Prece de Ordenação é a forma do Sacramento da Ordem. Em suas palavras é significada a graça espiritual, dada por Deus, e a continuidade missionária que há entre a unção do próprio Cristo – enviado pelo Pai –, a consagração dos Apóstolos – enviados por Jesus Cristo – e a consagração dos Bispos, enviados pelos Apóstolos.
O livro dos Evangelhos foi colocado sobre a cabeça do eleito com a ajuda de diáconos, e deu continuidade a prece de ordenação. Desta forma, fica bem claro que a pregação da Palavra de Deus é a principal missão do Bispo.
Com a unção do óleo sagrado do Crisma, a cabeça do ordenado foi ungida, significando a especial participação do novo bispo no sacerdócio de Cristo. Com a entrega dos símbolos, Dom Agnaldo fora revestido da graça divina. O bispo ordenante colocou o anel em seu dedo anular, significando a fidelidade do bispo para com a Igreja, esposa de Deus; A imposição da mitra, representa o esforço na busca da santidade, enquanto a entrega do báculo de pastor significa o seu encargo de reger a Igreja a ele confiada.
A assembleia não conteve a alegria e Dom Agnaldo foi extremamente aplaudido. O ordenado, Dom Agnaldo Temóteo, recebeu um abraço dos bispos como um sinal de aceitação no Colégio dos Bispos, conforme o Pontifical Romano.
Para a Diocese de Sobral, agora uma nova história é escrita nos anais da terra de Dom José Tupinambá da Frota, onde após mais de quarenta anos, foi sagrado bispo um filho do clero sobralense. Dom Agnaldo, é conhecido pelo seu zelo e dinamismo pastoral.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *