Dom Vasconcelos apresenta à Paróquia de Acaraú novo pároco e vigário paroquial

0

Em solene celebração eucarística na Festa da Apresentação do Senhor no templo, nesta sexta-feira, 02 de fevereiro, Dom Vasconcelos apresentou o novo pároco, Pe. João Vasconcelos, e o vigário paroquial, Pe. Adalberto Menezes, à comunidade paroquial de Acaraú.
Padre João Vasconcelos já fez parte da região quando foi pároco da Paróquia de Bela Cruz e colaborou como administrador da Paróquia de Acaraú na mesma época por seis meses e agora retorna como 14º pároco. Já Padre Adalberto foi recém ordenado presbítero e está com o coração repleto de alegria por estar em uma nova missão. Os respectivos padres estavam à frente dos trabalhos pastorais na Paróquia de São Sebastião em Ipu.
A provisão canônica foi lida no início da celebração pelo chanceler da cúria diocesana, Monsenhor Raimundo Nonato Timbó, na qual nomeia os padres para suas determinadas funções. Paroquianos da Paróquia de São Sebastião em Ipu estiveram presentes para despedir-se dos sacerdotes, além destes, os novos paroquianos, seminaristas, religiosas e autoridades.
A liturgia do dia apresenta o elo da encarnação com a liturgia pascal. Pois, quando apresentaram Jesus ao templo, fizeram memória do Cordeiro Pascal, quando na época os hebreus foram libertados do Egito e passaram o sangue do cordeiro nas portas de suas casas. “Maria não precisava passar pela purificação, pois ela é imaculada. No altar da cruz, Jesus faz derramar do seu coração água e sangue, símbolos do batismo e eucaristia, ele é ao mesmo tempo sacerdote, altar e modelo. Esse sacrifício na cruz se torna presente em cada altar na igreja. Hoje temos a alegria de receber nessa paróquia dois homens consagrados, que vem para agir na pessoa de Cristo, para oferecer o mesmo Jesus que foi apresentado no templo em Jerusalém, o mesmo que morreu e ressuscitou, eles vêm para darmos Jesus. Portanto, se faz necessário que nessa liturgia nós peçamos a Deus a graça de reconhecer Jesus, nos pobres, nos humildes, e quando nós fizermos esse encontro pessoal com Jesus, nós possamos repetir as palavras do velho Simeão: agora Senhor eu posso partir em paz”, disse Dom Vasconcelos na homilia.
Como de costume, o rito de posse prosseguiu com a entrega das chaves da igreja, dos símbolos do batismo, estola roxa como símbolo do sacramento da confissão e das chaves do sacrário. Além de pároco, Pe. João Vasconcelos também foi nomeado como novo vigário episcopal da Região Vale do Acaraú substituindo os trabalhos do Monsenhor Nonato Timbó, que recentemente assumiu a chancelaria. O novo vigário irá dinamizar a ação evangelizadora pastoral na própria região a partir do plano da ação evangelizadora, promover a comunicação entre os presbíteros, religiosas, leigos e leigas; convocar reuniões e assembleias conforme as necessidades de planejamento; exercer a colegialidade eclesial fazendo tudo em comunhão com o bispo, presbíteros, região e diocese; entre outras ações. Dom Vasconcelos agradeceu ao Monsenhor Nonato por todo trabalho e empenho como vigário episcopal da região Vale do Acaraú.
Como gesto de carinho, os padres proferiram em seus discursos palavra de gratidão ao povo Ipuense e aos Acarauenses que agora o acolhem. Padre João disse que veio para toda a paróquia, não só para a sede, mas para cada capela, comunidade, família e coração. Padre Adalberto diz que chega para somar e contribuir com cada um, e ser um com todos.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *