Ensinamentos de Um Rotariano

O Companheiro Rotariano José Tarcísio Muratori foi Coordenador Regional da Fundação Rotária na Gestão 2002-2004. Em homenagem a esse grande rotariano vou citar alguns escritos valiosos do seu livro “Rotariando” que editou 600 (seiscentas) questões sobre Rotary, de acordo com o Conselho de Legislação de 2007.
Ingressou no Rotary no dia 28 de dezembro de 1992. Foi presidente de clube, governador assistente, governador de distrito, secretário da governadoria, instrutor distrital por cinco mandatos e coordenador da conferência bi-distrital de Natal em 1997.
Quando governador de distrito, Tarcísio Muratori orientou a fundação de 23 novos clubes e fez crescer a população do distrito em 580 novos rotarianos, etc.
Sem mais delongas vamos aos ensinamentos que Muratori nos deixou no seu livro “Rotariando”.
O rotariano é associado ao Rotary Internacional? Não. O rotariano é associado ao seu clube, que por sua vez é filiado ao Rotary Internacional. Quais qualificações para ser um rotariano? Para se tornar um rotariano o candidato deverá ser adulto, exercer ou ter exercido uma atividade profissional lícita e ter conduta profissional e pessoal irrepreensível.
Quando é que um associado está em pleno gozo de seus direitos? Quando tanto ele como o clube a que pertence satisfazem as seguintes exigências: O associado deverá estar quites com a tesouraria do seu clube e satisfazer os requisitos mínimos de frequência. O seu clube deverá estar quite com suas obrigações financeiras como, per capta de Rotary Internacional, per capta do Fundo Distrital e Revista Brasil Rotário.
Aposentados, divorciados, estudantes e Donas de casa poderão ser rotarianos? Sim, desde que eles exerçam ou tenham exercido alguma atividade profissional lícita.
Como saber se uma pessoa poderá vir a ser um bom rotariano? Não é possível. A nossa preocupação deverá ser com relação à conduta do candidato e com sua capacidade de se envolver em projetos de ajuda às comunidades carentes. Tudo isso, porém, não nos garantirá que ele será um bom rotariano.
Onde recrutar novos associados? Deveremos convidar para o Rotary pessoas do nosso relacionamento como parentes, amigos, colegas de trabalho, clientes, etc.
Poderemos convidar pessoas desconhecidas para o Rotary? Não é recomendável pelo fato de não se saber se elas possuem as qualificações necessárias para se tornarem rotarianas.
Como propor ao clube um candidato a ser associado?
O proponente deverá preencher uma ficha proposta com informações pessoais sobre o seu candidato e entregá-la ao Conselho Diretor do clube através do secretário. A proposta deverá ser examinada pelo conselho dentro de 30 dias.
Se houver algum voto contrário ao seu ingresso o conselho discutirá sobre a procedência desse veto. Se o veto não tiver razão de ser e se a proposta for aprovada, o candidato deverá ser informado sobre os propósitos do Rotary, os privilégios e responsabilidades do associado.
Ele, então, deverá assinar sua proposta autorizando submetê-la a apreciação da plenária do clube. Após a divulgação da proposta do candidato os associados terão um prazo de sete dias para se manifestar por escrito, caso queiram fazer alguma impugnação. Se houver, o conselho deverá mais uma vez se reunir para discutir as razões do veto.
Se aprovado, o candidato deverá pagar a taxa de admissão, (caso haja), ser informado de seus direitos e deveres como rotariano e então deverá ser marcada a data da solenidade de posse como associado. (José Tarcísio Muratori).
Adaptado por Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *