Falando Sobre Planejamento e Ditadura

Antes de mencionar as Políticas Públicas vamos falar de Planejamento Estratégico, que não deixa de ser política pública. Quando fui procurado por um amigo candidato a vereador no município do Graça, propus a ele que antes de um comício em uma determinada localidade, fosse conversar com o povo daquela região.
A estratégia é muito simples. É só perguntar às pessoas o que é de mais importância para ser executado naquele lugar. Está necessitando de um posto de saúde? É preciso ter um posto policial? Ou quem sabe, uma estrada com pavimentação asfáltica? Ou então, uma escola? Enfim, pergunta-se quais são as prioridades para execução naquele território. Com essas informações o seu discurso já está preparado.
O Planejamento Estratégico que fiz juntamente com o amigo Aucélio Carlos no município de Meruoca na gestão do prefeito João Coutinho foi realizado da seguinte maneira. Reunimos em um salão 100 pessoas nas áreas de educação, saúde, segurança, gestão, contabilidade, recursos humanos, esporte, cultura, agricultura e ação social. Cada área com 10 pessoas.
Passamos o dia inteiro reunidos iniciando com um café da manhã e meio dia o almoço. Após o café da manhã dividimos os grupos e começamos a provocá-los com a pergunta: Quais são as cinco ações prioritárias para serem executadas nessa gestão por ordem decrescente que você pode enumerar na sua área?
Feito essa pergunta os grupos se reuniram, escolheram um relator e no final da tarde apresentaram as cinco ações prioritárias comentadas por ordem de curto, médio e longo prazo. Dessa forma, a população ficou satisfeita por ter participado do projeto de governo e o prefeito João Coutinho saiu do encontro com o seu Plano Estratégico para governar os quatro do seu mandato.
Planejamento Você S.A.
Você pode planejar para você mesmo, planejar a sua vida, como se você fosse uma empresa. Pode planejar a cada mês, a cada três meses, a cada semestre ou fazer o planejamento anual. Infelizmente são coisas que não costumamos botar no papel.
Mas o que é planejamento? É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões, tendo em vista o agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos. Temos três perguntas para planejar. Por quê? Para quê? e O quê?
Por que planejar?
Porque é necessário mudar o jeito de organizar a família, inclusa na sociedade, na escola, na comunidade e no mundo em que vivemos. Precisamos compreender as nossas relações sociais.
Para que planejar?
Para que se acredite que a transformação nunca é espontânea, que ela precisa ser motivada, preparada, provocada, e com esta provocação se tenha clareza da finalidade das ações que vão sendo planejadas.
O que planejar?
O objetivo, o diagnóstico, a programação, a execução e a avaliação.
60 Anos de Ditadura
No dia 31 de março de 2024 faz 60 anos que tivemos a ditadura militar. Não podemos esquecer. Nesse dia vários tanques se dirigiram ao Rio de Janeiro para derrubar o presidente João Goulart, que partiu para o exílio no Uruguai e uma junta militar assumiu o poder no Brasil. A conspiração do golpe teve a ajuda da CIA dos Estados Unidos. Daí pra frente, a censura imperou no Brasil.
“Auro de Moura Andrade declarou vaga a Presidência, em 2 de abril de 1964, embora Jango permanecesse em território nacional. Com isso, o deputado Ranieri Mazzilli ocupou a presidência da República interinamente, até que o Congresso, já mutilado pelas primeiras cassações, elegesse Castelo Branco”. (senado federal).
“Em 1985, a eleição indireta para presidente aconteceu: o candidato dos militares era Paulo Maluf e o candidato da oposição era Tancredo Neves. A eleição de Tancredo Neves e seu vice, José Sarney, colocou fim à ditadura militar e deu início a um novo período democrático na história brasileira”. (unifap.br).
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *