Salmito Campos (1)

A Importância do Abraço

Quando os soldados americanos chegaram em um campo de concentração na Europa durante a Segunda Guerra, eles ficaram chocados com as cenas vivenciadas. Conta-se que um soldado ao chegar na ala das crianças chamou os colegas e decidiram dar alimentos para todos. As crianças estavam morrendo de fome.
Formou-se então uma longa fila de crianças para receberem a tão esperada refeição. De repente um soldado olhou para o final da fila e lá estava um menino, de mãos unidas em gratidão ao Eterno e lágrimas nos olhos, quietinho.
O soldado foi até ele comovido, ajoelhou-se e lhe deu um longo abraço. Algo inusitado aconteceu, várias crianças saíram da fila da comida e formaram uma fila para ganhar um abraço. Qual é prioritariamente nossa necessidade?
Precisamos alimentar nossas almas. Precisamos do Amor do Eterno. Força para prosseguir! Gratidão e Amor são essências que devemos compartilhar para juntos seguir em frente. Permitam o abraço do Criador em sua vida. Talvez este abraço seja a prioridade de que mais necessitamos! (desconheço o autor).
“Em 1969, Gilberto Gil resolveu dar um abraço em todos os seus ouvintes através da música “Aquele Abraço”. Pra você que me esqueceu – aquele abraço! Alô, Rio de Janeiro – aquele abraço! Todo o povo brasileiro – aquele abraço!”.
O poder do abraço é inigualável para quem está triste e precisa de apoio, para quem sofreu uma perda ou simplesmente para demonstrar o que se sente. Também tem o abraço de saudade, o abraço de amizade e o abraço de amor. A verdade é que qualquer tipo de abraço é bom.
O significado de abraço pode variar de cultura para cultura, mas em qualquer uma delas, os seus efeitos positivos serão os mesmos, assim como quem não recebe ou dá abraços e carinho em geral, não tem acesso a essas emoções benéficas.
As demonstrações de afeto são essenciais no crescimento saudável de bebês e crianças. A história das crianças de orfanatos romenos pode provar isso. Parece difícil de acreditar, mas uma política pública determinou que elas não recebessem nenhum tipo de carinho e afeto dos funcionários dos abrigos, mesmo que fossem bebês e chorassem por uma noite toda.
Ao crescerem, desenvolveram uma série de problemas psicológicos e emocionais estudados pelo pediatra Charles Nelson, do Hospital de Crianças de Boston, nos Estados Unidos. O abraço faz as crianças crescerem mais saudáveis. Abraçar produz todo o tipo de efeitos positivos no corpo, na mente e no coração. Os benefícios científicos do abraço vão desde dar a sensação de bem-estar, até prevenir doenças.
Segundo pesquisas, dar ou receber um abraço ativa os liberadores do hormônio oxitocina. “Quando isso acontece, os níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuem no organismo. Também está intimamente ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional e à sensação de segurança e de fidelidade entre o casal”, explica a endocrinologista Tatiana Cunha.
Conhecido como o hormônio do amor, ele nos ajuda a recarregar as baterias emocionais quando estamos perto de pessoas que amamos. É por isso que nos sentimos tão bem e mais relaxados após abraçar, beijar ou tocar a pessoa amada.
Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh (EUA), liderados pelo professor de psicologia, Sheldon Cohen, resolveram testar suas teorias que os abraços agiriam como um tipo de “apoio social” e se a sua frequência poderia diminuir o estresse, assim como as infeções e doenças psicológicas relacionadas a ele.
Os resultados comprovaram a teoria. “Sabemos que as pessoas que admitem ter apoio social são parcialmente protegidas dos efeitos do estresse, em estados de ansiedade e depressão”. (telavita.com.br).
Agora que você já sabe a importância de um abraço, abrace seus entes queridos sempre que tiver oportunidade.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *