Salmito Campos

Adubo Orgânico: Casca de Banana, Casca de Ovo e Borra de Café

A casca da banana é muitas vezes jogada no lixo, porém, este resíduo pode ser usado como um rico fertilizante orgânico.
Quando uma casca de banana vai para o lixo, sabia que está sendo desperdiçada uma importante fonte de nutrientes para as plantas?
A casca da banana possui alto teor de potássio, além de manganês e outros minerais como sódio, cálcio e ferro. Mais de 90% de uma casca é formada por matéria orgânica nutritiva, composta por lipídios, proteínas, fibras e carboidratos, elementos essenciais para as plantas.
O potássio, que é o mineral mais abundante na casca de banana, ajuda a transportar a água e os nutrientes entre as células da planta. Ele também ajuda a fortalecer o caule e protege as plantas contra doenças. É usado para auxiliar no processo de floração e acredita-se que seja capaz de melhorar a qualidade dos frutos das plantas. (Fonte: http://www.hortamania.com).
Quando falamos do cultivo de plantas em vasos, uma ação imprescindível para seu crescimento saudável é a adubação. Afinal, quando estão no solo, as plantinhas recebem diretamente dele os nutrientes necessários; mas, quando em vaso, não existe outra forma de essas substâncias chegarem até elas senão pelo processo de adubação.
Existem diversas receitas de adubo caseiro que costumam ser usadas nesse cuidado com as plantas. A paisagista e jardineira Tati Corazolla destaca que as principais levam cascas de banana, borra de café, restos de vegetais crus, compostos orgânicos caseiros, húmus de minhoca e, por fim, cascas de ovos.
Apesar do sucesso desses adubos ao proporcionar nutrientes importantes para as espécies, a especialista alerta: “É preciso bastante cuidado, já que alguns adubos caseiros utilizam matéria orgânica que ainda não foi decomposta. Ou seja, a decomposição acontecerá no vaso e isso pode aumentar muito a temperatura, o que pode causar queimadura nas raízes ou atrair alguns bichinhos nocivos para suas plantas”.
A casca de ovo é um componente bastante utilizado como adubo por ser rico em cálcio, um macronutriente importante para o desenvolvimento saudável de uma planta. “A presença de cálcio contribui para o crescimento das raízes, ajuda na absorção de molibdênio e outros micronutrientes”, explica Tati. (Fonte: casavogue.glovo.com).
A borra de café é rica em nitrogênio, carbono, e matéria orgânica, e pode ser usada como adubo para plantas. No entanto, deve ser usada com cautela, pois contém cafeína, que pode prejudicar as plantas. Seus benefícios são: fornece nutrientes às plantas; fortalece o solo; repelente natural contra alguns tipos de larvas, caracóis e lesmas e, ajuda na fertilidade do solo. (IA).
Depois de algumas pesquisas que fiz sobre o adubo orgânico, motivado pela aula que recebi do amigo Prof. João Lavim (experiente no ramo), resolvi deixar aqui uma receita de como fazer adubo orgânico com casca de banana, casca de ovo, e borra de café.
Corte em pedaços pequenos e deixe as cascas de banana por 3 dias para desidratar um pouco; Da mesma forma as cascas de ovo limpas (sem a parte da clara pregada) por 3 dias descansando e, por fim, a borra de café também por 3 dias. Feito isto, triture no liquidificador cada uma das partes separadamente. Faça a mistura da seguinte forma:
1.    50mg de casca de banana ou 4 cascas;
2.    25mg de casca de ovo ou 4 cascas;
3.    25mg de borra de café ou 4 colheres (chá);
4.    01 litro de água.
Passe no liquidificador todos os ingredientes. Em seguida coloque numa garrafa pet de 2 litros, completando com água, deixando uma parte vazia para acontecer o processo de fermentação, com a tampa um pouco aberta durante 4 dias. Melhor ainda se nesses 4 dias você vedar uma vez a garrafa, balançar e abrir um pouco a tampa novamente.
Depois desses 4 dias está feito o seu adubo orgânico líquido e você pode botar um pouco nas plantas uma vez por semana.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *